A Maternidade do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo foi palco para o lançamento da campanha “A segurança do seu filho está em suas mãos”, realizada pela Fundação Thiago Gonzaga, programa Vida Urgente. A ação, que é desenvolvida em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), consiste em conscientizar os pais para a importância das crianças permanecerem na cadeirinha em deslocamentos de carro.
Sidnei Castanheira, coordenador de ações Vida Urgente destaca que o objetivo da campanha é atingir todas as famílias que possuem crianças, por isso a necessidade de se ter apoio dos profissionais da área médica. “É preciso alertar a real importância do uso da cadeirinha, não somente deve-se usá-la para obedecer à lei que a revigora, mas também por que ela diminui em 71% os riscos de lesões e traumas em crianças que sofrem acidentes”, evidencia Castanheira.
Segundo ele, quando o médico receita uma forma adequada de a mãe alimentar e cuidar do seu bebê, a família segue a orientação médica. “Da mesma forma, queremos e desejamos que os médicos orientem para o uso de equipamentos de segurança no transporte das crianças”.
Para a enfermeira chefe Liege Dutra, a parceria do HSVP com o projeto irá agregar em conscientização social para toda a sociedade, prevenindo futuras internações de crianças que sofreram acidentes. “É um trabalho que nós, profissionais da saúde, também devemos divulgar, pois defende o cuidado com a vida”, ressalta.
A campanha indica que, no trânsito, o melhor abraço que os pais podem dar em seus filhos é o passeio com a segurança da cadeirinha.
Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança
Bebê conforto ou conversível
Desde o nascimento até 13 Kg ou conforme recomendação do fabricante (aproximadamente 1 ano de idade).
Posição: voltada para o vidro traseiro (de costas para o movimento), com inclinação sugerida de 45° ou conforme instruções do fabricante,
Cadeira de segurança
De 9 a 18 Kg (aproximadamente de 1 a 4 anos de idade)
Posição: voltada para a frente, na posição vertical, no banco de trás.
Assento de elevação ou “booster”
De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade.
Posição: no banco traseiro com cinto de três pontos.
Cinto de segurança de três pontos do veículo
Acima de 36 Kg e no mínimo 1,45m de altura - aproximadamente 10 anos de idade
Posição: até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.