Páscoa de chocolate diet

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O domingo será de Páscoa e, portanto, de muito, muito, muito chocolate. Mas, como fazer a escolha sem pesar na balança e na saúde? Será o chocolate diet a melhor alternativa? A acadêmica Cristiane Costa e as professoras Kelen H. Schmidt e Francine Marchiori, do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) respondem a estas questões.

Medicina & Saúde – Chocolate e muitas calorias são sinônimos?
Cristiane, Kelen, Francine -
O chocolate é o alimento preferido durante a Páscoa. No entanto, devemos lembrar-nos de seu alto teor em gordura, o que significa um alto teor calórico, ou seja, chocolate mesmo diet engorda e muito. O chocolate diet não é isento de carboidratos, portanto os diabéticos insulino dependentes não devem abusar.

M&S – Trocar o chocolate comum, ao leite, pelo diet é a alternativa?
CKF -
Os alimentos diet são destinados a dietas especiais, com restrição de algum nutriente como açúcares, gorduras, proteínas ou sódio. No caso diabético tem restrição a açúcares. Normalmente, os produtos destinados aos diabéticos devem ter em seus rótulos a indicação para diabéticos. No entanto, mesmo sendo um alimento diet destinado a diabéticos, estes devem ser consumidos com moderação, uma vez que contém carboidratos complexos (farinha de trigo, amido de milho, farinha de soja, entre outros) e estes quando consumidos em excesso também alteram a glicemia.

M&S – Qual a diferença do chocolate comum para o diet?
CKF
- O chocolate é um alimento muito bem aceito, não só na Páscoa, mas durante todo ano. No chocolate diet o açúcar é substituído por adoçantes. Para torná-lo palatável, o fabricante adiciona gordura à formula, por isso o valor calórico aumenta. Apesar de existir no mercado inúmeros tipos de chocolates diet, procure ler os rótulos e comparar a quantidade de gordura, valor calórico e tipo de gorduras utilizadas em seu preparo.

M&S – Como fazer a escolha certa?
CKF -
Evite os chocolates com grandes quantidades de gorduras saturados ou trans. Se possível opte por chocolates meio amargo enriquecidos com flavonóides, pois estes ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Mas lembre-se que se eles forem consumidos em excesso prejudicam o controle glicêmico, além de provocar ganho de peso.

M&S – Quanto pode ser consumido por dia?
CKF -
Se você realiza a contagem de carboidratos, método que auxilia no tratamento dietético do diabetes, contando o total de carboidratos nas refeições, vale lembrar que a dose diária aceitável de chocolate é de 30 gramas, que equivale em termos de carboidratos a uma fatia de pão de forma com margarina, então você poderá substituir seu lanche da tarde por 30 gramas de chocolate, dependendo da quantidade de carboidratos para esta refeição, sempre acompanhada por nutricionista.

M&S – Onde encontrar as informações necessárias sobre cada tipo de chocolate?
CKF -
Como sugestão quando for consumir chocolates não deixe de ler os rótulos dos produtos diet e compare-os com os chocolates normais. Optando pelo chocolate diet não o consuma em grande quantidade, tende encaixar a porção de seu ovo de Páscoa no seu plano alimentar, respeitando horários e quantidades. Desta forma, você estará mantendo a glicemia dentro do normal e também mantendo seu peso.

Colaboraram
Cristiane Costa, acadêmica do Curso de Nutrição UPF – Projeto Nutriescola, Kelen H. Schmidt, docente do Curso de Nutrição UPF – Projeto Nutriescola e Francine Marchiori, docente do Curso de Nutrição UPF – Projeto Nutriescola


Gostou? Compartilhe