Capoeira na educação das crianças

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A prática de exercício físico deve ser incentivada desde a infância. Mas a dúvida aparece no momento de escolher o melhor esporte para oferecer aos filhos. Porém, a resposta pode estar na capoeira, que alia brincadeira, dança e muitos movimentos corporais. A arte une aspectos importantes da linguagem, como percepção, esquema corporal, orientação espacial e temporal e lateralidade.

Reinaldo Velasques, educador físico e professor de capoeira, explica que “através de aulas direcionadas a criança desenvolve brincando a lateralidade, o esquema corporal, a orientação espacial e temporal, que são elementos básicos da psicomotricidade, também está ligada à afetividade. Quando a criança alcança os 6 anos de idade é importante que ela tenha desenvolvido estes elementos básicos para que tenha uma boa alfabetização. A capoeira complementa as atividades de sala de aula que também visam este desenvolvimento”.

Além disso, são utilizados o canto, os instrumentos musicais e as palmas, num desenvolvimento global do comportamento. “O canto desenvolve ritmo e o vocabulário da criança. O pandeiro, o som, o ritmo, a coordenação motora. A palma, o ritmo, a coordenação”, destaca o professor. A prática da capoeira também favorece a motricidade: abrir e fechar a mão, qualquer exercício que movimente os dedos, ajudará futuramente na escrita, por exemplo.

“Na capoeira, a formação física é evidente, sendo que todo movimento que o capoeirista desenvolve também desenvolve seus músculos e principalmente suas articulações, dando-lhe muito mais vigor físico e maleabilidade. Outro ponto importante, que é muito evidenciado na capoeira, é a respiração, ou seja, o fôlego do capoeirista. Isto de deve ao grande esforço físico desempenhado durante o jogo. Para ter um fôlego bom e, portanto, um bom preparo físico para executar com eficiência os movimentos da capoeira, o capoeirista deve ser assíduo nas aulas, nas academias e praticar com êxito todos os exercícios ensinados por seus mestre, instrutor ou professor”, ressalta.

Crianças

“A capoeira é um dos esportes mais integrais para a criança, pois ajuda no aperfeiçoamento da coordenação motora, agilidade e alongamento, em que o tempo de reação é a resposta. A partir dos 4 anos de idade, dependendo do desenvolvimento da criança, já é recomendada a capoeira como recreação. Dos 7 anos aos 12, tem a finalidade de treinamento esportivo”, explica.

Ainda, numa concepção didática, a capoeira é considerada uma atividade física completa, pois atua de maneira direta e indireta sobre o aspecto cognitivo, afetivo e motor do ser humano, sendo encarada como lúdica instrucional. Também articula atividades de desenvolvimento viso-motor com desenvolvimento artístico e social, levando a criança a estabelecer relações a partir dela própria, fato que torna a capoeira multidirecional, uma vez que permitirá, desde que adequadamente conduzida, desenvolver na criança noções de equilíbrio físico juntamente com o equilíbrio mental e a disciplina.

Colaborou
Reinaldo Velasques, professor de educação física e representante oficial do Grupo Abada Capoeira em Passo Fundo

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