Psicopatia ou transtornos mentais?

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A psicopatia é um distúrbio mental grave, caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Uma pessoa com estas características representa um risco à sociedade, já que, como não consegue se adaptar, não teme consequências e age por impulso.

Apesar da psicopatia ser mais frequente nos homens, também atinge as mulheres, e está relacionada a algumas importantes disfunções cerebrais, além de experiências traumáticas na infância (violência, abuso, abandono) e predisposição genética.
Nos homens, o transtorno tende a ser mais evidente antes dos 15 anos de idade, e nas mulheres pode passar despercebido por muito tempo, principalmente porque as mulheres são mais discretas e menos impulsivas. O distúrbio tem eclosão evidente no final da adolescência ou começo da idade adulta, por volta dos 18 anos e geralmente acompanha a pessoa por toda a vida.
É importante que a família apoie quem sofre da doença e o leve para fazer acompanhamento psiquiátrico. Terapias alternativas, aliadas à clínica, podem trazer bons resultados.

Gostou? Compartilhe