Quando é hora de tirar as fraldas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ao completar dois anos, três anos, quatro anos... quando é o momento certo para tirar as fraldas do seu filho? Se a dúvida existe, é bom procurar quem entende do assunto. E foi isso que o Medicina & Saúde fez. Conheça as dicas da médica pediatra Wania Eloisa Ebert Cechin.

Medicina & Saúde - Existe um momento ideal para tirar as fraldas dos pequenos?
Wania Eloisa Ebert Cechin
- Sempre deve-se levar em conta a fase de desenvolvimento do bebê. Existem relatos de que o processo é mais efetivo por volta dos dezoito aos vinte e quatro meses.

M&S – Como avaliar se é a fase ideal?
WEEC -
É importante que os pais comecem a observar alguns sinais de maturidade do bebê, como por exemplo:
* Se ele escuta e entende as palavras ditas pelos pais e se consegue traduzi-las em ações e, se ao realizar uma tarefa correta mostra-se orgulhoso.
* Se ele imita os comportamentos dos pais, já que este é um sinal importante para que a criança imite os hábitos de urinar e defecar como os pais.
* Se ele urina e defeca em horário regulares e se o mesmo permanece intervalos superiores a duas horas sem molhar ou sujar as fraldas.
* Porém, o sinal mais importante é quando o bebê informa por conta própria que há urina ou fezes nas fraldas. Essa é uma boa hora da iniciativa da retirada das fraldas.

M&S - Fazer negociações, do tipo: "ganha tal brinquedo se começar a fazer xixi no banheiro" são válidas?
WEEC -
O ideal é elogiar sem exageros quando a criança conseguir alcançar o proposto. Muitas vezes ela poderá ficar sentada no peniquinho ou no vaso sanitário sem fazer nada e assim que sair urinar ou fazer coco na roupa. É normal, o controle esfincteriano está começando. Limpe a criança e faça tudo de modo bem natural, reforçando que da próxima vez certamente ela irá conseguir. Não se deve punir ou castigar a criança por ter fracassado. Essa atitude só atrapalha esse aprendizado.

M&S - Há alguma consequência se o processo não ocorrer no momento certo?
WEEC -
Os pais não devem ter pressa nesse processo. Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de constipação. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.

M&S – Quais as dicas para incentivar as crianças nesse momento de transição?
WEEC -
Explicar sempre para a criança o que acontece no banheiro de forma que ela possa entender que aquele lugar é o ideal para fazer o xixi e o coco.
* Para iniciar o processo, comprar um penico ou redutor de vaso e estimular a criança a sentar nele  mesmo com roupa, explicando para que serve.
* Quando a criança estiver familiarizada com o banheiro, passe as eliminações da sua fralda para o penico ou para o vaso na presença dela, sempre conversando e explicando o que acontece.
* Não deixe de oferecer o banheiro a criança várias vezes ao dia. Após o início do controle, ainda pode levar de cinco a seis meses para que se efetue regularmente.
* Fazer desse momento um período de trocas com seu filho. Dar muito amor e carinho. Os pais devem criar condições para que o processo de aprendizado seja o mais descontraído possível.

Colaborou
Wania Eloisa Ebert Cechin, médica pediatra, professora de pediatria da Faculdade de Medicina da UPF e coordenadora da Residência Médica de Pediatria do HSVP

Gostou? Compartilhe