Alerta para os riscos das doenças de inverno

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 A queda de temperatura anuncia a chegada de uma temporada pouco confortável para a maioria das pessoas, porém as que mais sofrem com o inverno são as crianças. A Emergência Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo registrou um aumento de 25% nos atendimentos de doenças respiratórias. Para orientar os pais quanto aos principais cuidados que devem ser tomados nesta época do ano, a médica pediatra e pneumologista, Alice Moraes Dávila e o vice-diretor médico do HSVP, Dr. Júlio César Stobbe recomendam algumas dicas.


Gripes, resfriados, sinusites, pneumonias, laringites e asma são as doenças que mais acometem o público infantil durante o inverno. Segundo Alice todas as crianças estão propícias a desenvolverem alguma das doenças, caso não tomem os devidos cuidados. “As crianças que tem fator de risco, como prematuridade, crianças com doença pulmonar crônica (asma, fibrose cística), e filhos de pais tabagistas estão mais sujeitas às doenças respiratórias”, alerta a pediatra.

A faixa etária mais atingida pelas mudanças climáticas são os extremos de idade (crianças e idosos). Segundo Stobbe, os portadores de doenças crônicas de cunho respiratório e cardiovascular são o principal público alvo. Já na ala pediátrica, a faixa etária é dos dois meses a um ano de idade. Os resfriados e doenças respiratórias também podem levar a óbito, caso não diagnosticado e tratado precocemente. “Todas as doenças respiratórias (asma, pneumonia, bronquiolite) ainda apresentam uma mortalidade significativa, mas com a evolução da medicina (antibióticos, vacinas) e com os cuidados em casa, conseguimos prevenir e também diminuir a mortalidade causada pelas doenças respiratórias”.

Os principais cuidados que os pais devem ter para evitar as doenças de inverno fazem parte de nossos hábitos diários. “É necessária uma boa alimentação, aleitamento materno no mínimo até os seis meses de idade, oferta de líquidos, ambientes bem ventilados, roupas adequadas para a estação do ano, os adultos devem evitar o cigarro e procurar fazer a aplicação da vacina da gripe”, recomendou Alice.
Assessoria HSVP

Gostou? Compartilhe