Verdades ou mitos, o que importa é que as unhas, além de ser parte do corpo humano, são fontes de saúde e a necessidade de se cuidar bem delas é fundamental para que não cause inflamações e gere desconforto. Outra questão é o cuidado com a beleza das unhas que gera renda para muita gente nos salões de beleza espalhados pelo mundo todo. Mas como e para que cuidar das unhas? Que tipo de cuidados devemos ter? E se não forem bem cuidadas, podem causar algum tipo de doença? Para responder a estas questões o Medicina & Saúde contou com os esclarecimentos da médica dermatologista Saionara Zago Borges.
M&S - Quais são os principais cuidados que devemos ter com as unhas?
SZB - As unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, as unhas podem revelar o seu estado de saúde. Cuidados com as unhas: mantenha suas unhas limpas e secas, porque por baixo delas podem se manter bactérias e outros organismos infecciosos. As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo. Não roa as unhas. Esse hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode também fazer com que o crescimento da unha seja irregular. Evite lixar a parte de cima da unha porque isso destroi a queratina. Contato com a terra e plantas, pêlos de animais, e utensílios contaminados na cozinha ou em manicures podem favorecer infecções por fungos, vírus e/ou bactérias.
M&S - A falta de higiene das unhas pode causar algum tipo de doença?
SZB - A limpeza é essencial. Não usar instrumentos de outras pessoas e não deixar machucados abertos e sem tratamentos. Os instrumentos utilizados no cuidado com as unhas das mãos e dos pés são os que requerem maior rigor com a higiene. Eles podem facilitar a transmissão de micoses, alergias e doenças mais graves como hepatites. O risco de contrair uma infecção por fungos, bactérias e vírus é alto quando os procedimentos de higiene não são realizados corretamente. Alicates, lixas, palitos, esmaltes, estão suscetíveis à contaminação. Basta uma pessoa estar contaminada para transmitir para outras que utilizarem o mesmo instrumento.
M&S - É aconselhável tirar cutícula? Ela não seria uma espécie de proteção contra fungo e bactérias?
SZB - A cutícula é uma membrana localizada ao redor da unha que tem como principal função a proteção do aparelho ungueal. O procedimento de retirada da cutícula faz com que a unha fique exposta a todos os agentes externos, como, por exemplo, água, agentes químicos e ainda bactérias. Existem várias alterações que podem ser geradas a partir desse ato de retirar as cutículas. São elas: onicomicose, paroníquia, distrofias ungueais. Visando uma saúde adequada das unhas, o melhor seria manter as cutículas intactas. Esse procedimento pode ser feito com uma espátula ou através de produtos usados exclusivamente para deixar essa membrana mais maleável e causar uma melhor impressão.
M&S - Quais os cuidados mais importantes que um salão de beleza precisa ter para não colocar a saúde do cliente em risco?
SZB - Higienização dos materiais: lixas de unha e os palitos devem ser descartáveis; a bacia utilizada para colocar os pés de molho deve ser coberta com plástico descartável, que deve ser trocado a cada novo cliente; os materiais cortantes esterilizados em autoclave. Antes, porém, necessitam ser lavados com água e sabão e deixados de molho por 30 minutos numa solução bactericida. O próximo passo é envolver o material com um papel resistente e colocar na autoclave.
M&S - O formato das unhas facilita que elas encravem ou se lasquem com mais facilidade?
SZB - As unhas dos pés não devem ser cortadas com as bordas arredondadas, pois isso pode causar ou aumentar o problema das unhas encravadas. E para as unhas das mãos aconselha-se que sejam quadradas ou ovais, nunca pontiagudas, para prevenir que se quebrem.
M&S - Tirar esmalte com acetona é recomendado?
SZB - Além de proteger os dedos de impactos traumáticos, as unhas auxiliam também na apreensão de objetos e auxiliam no tato. Composta basicamente de queratina, seu enfraquecimento pode estar diretamente envolvido com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. A acetona ou qualquer removedor de esmalte resseca muito as unhas, o que as torna quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície. O ideal seria não pintar todas as semanas e sempre hidratar bem as mãos e as unhas.
M&S - Há uma cultura popular que diz que esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas. Isso é verdade?
SZB - Para quem acha que esmalte escuro fortalece as unhas, se enganou. O que ajuda a fortalecer as unhas são ativos com cálcio, ceramidas e vitamina E. Pigmentação clara ou escura não influi na firmeza das unhas.
Colaborou Saionara Zago Borges, médica dermatologista