Ritmo acelerado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ficar em forma é o sonho de grande parte das pessoas, tanto homens quanto mulheres. E para conseguir isso, são muitas as alternativas. Da tradicional musculação às aulas de dança, por exemplo, a ordem é mexer o corpo.

Recentemente os canais de televisão especializados em venda anunciam o que afirmam ser a grande novidade do momento: a plataforma vibratória. Mas será que ela faz mesmo tudo que os anunciantes mostram na televisão? De acordo com a fisioterapeuta Ana Maria Souza Garcia, da Vitta Academia, é possível sim, com apenas 30 minutos de treino conseguir ótimos resultados.

“A plataforma vibratória tornou-se mundialmente conhecida por ser responsável pela boa forma de várias celebridades, como Madonna, Julia Roberts e Claudia Schiffer. O aparelho foi criado para acelerar o ganho de massa muscular e reverter a perda de densidade óssea de astronautas russos depois que eles voltavam do espaço, e que passou a ser usado na reabilitação de atletas e idosos por diminuir o tempo de fisioterapia. Com o tempo perceberam que a plataforma trazia benefícios extras, principalmente para as mulheres: a vibração estimulava uma espécie de drenagem linfática, melhorava a circulação do sangue, diminuía a flacidez e fortalecia a musculatura em tempo recorde”, explica Ana Maria.

Segundo ela, a diferença da plataforma para exercícios de musculação, por exemplo, é que a vibração faz com que todos os músculos trabalhem o tempo todo. A exigência de controle muscular e equilíbrio durante o treinamento com a vibração é muito maior do que nos treinamentos convencionais. “Sendo assim, por solicitar maior número de fibras musculares e aumentar o esforço físico sem sobrecarga de peso às articulações, 30 minutos de treino equivale a uma hora de exercícios de musculação”, comenta.

Contra a celulite
Além do resultado em menor tempo, a plataforma é uma aliada na parte estética contra a celulite, onde as vibrações agem sobre a fibrose do tecido que ajudam a quebra da célula de gordura, diminuindo a celulite. “Fazendo de uma a três sessões semanais você aumenta a flexibilidade, reduz medidas, adquire formas perfeitas e ainda sai com a sensação de bem-estar”, destaca a fisioterapeuta.

Terapêutico
A plataforma também tem sido muito utilizada para fins terapêuticos, principalmente na prevenção da perda da densidade óssea. “Outras aplicações são utilizadas, mas sempre com protocolos exclusivos para essas aplicações, por exemplo, na reabilitação pós-cirúrgica, estabilização postural, prevenção da atrofia muscular”, informa. O trabalho neste equipamento possui todos os benefícios de uma atividade física regular e bem orientada, “inclusive na estimulação do sistema hormonal, produção natural de testosterona, do hormônio do crescimento, na inibição do cortisol”, enfatiza Ana Maria.

Colaborou
Ana Maria Souza Garcia, fisioterapeuta

Gostou? Compartilhe