A conjuntivite, que consiste na inflamação da membrana transparente que reveste a região branca do olho, é mais comum no calor, mas pode aparecer em qualquer época do ano. Para preveni-la, é preciso lavar bem as mãos e o rosto, já que a principal forma de contágio está em tocar algum objeto contaminado por uma pessoa que possua a doença e levar a mão aos olhos.
A irritação no olho é dolorosa e provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, responsáveis pela vermelhidão e sensação de que há areia ou cisco dentro do olho. Quem contrai a doença sofre ainda de coceira, inchaço da pálpebra e sensibilidade à luz. Embora a conjuntivite possa ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química (quando há sensibilidade a algum produto), somente as infecciosas são contagiosas.
As principais causas do problema são a poluição do ar, fumaça (cigarro), sabonetes, spray, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, água do mar e uso prolongado de lentes de contato. Para evitá-la é preciso que não ocorra contato físico do olho com as mãos, objetos, piscina ou toalhas contaminadas.