Cresce o números de doações e transplantes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São Vicente de Paulo apresentou o panorama das doações e transplantes referentes aos primeiros cinco meses do ano. O índice de doações teve um aumento significativo se comparado com o ano anterior. Em 2010 registraram-se cinco doações de múltiplos órgãos, enquanto que neste ano já foram nove doações.

Segundo a assistente social da CIHDOTT, Mara Mendes, o aumento nas doações deve-se aos trabalhos de conscientização que estão sendo promovidos. “Estamos presentes na população, levando informações para que as pessoas tenham conhecimento de como é o processo de doação. Neste ano participamos de ações em Feiras de Saúde, diálogos informativos na Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) e em ações promovidas pelo HSVP, tudo para que possamos conscientizar as pessoas da importância da doação de órgãos”, ressaltou.

Das nove doações de múltiplos órgãos, decorridos de mortes encefálicas, foram obtidos 17 rins, 9 fígados e 8 córneas. Quanto aos procedimentos foram realizados 40 transplantes de córneas, cinco transplantes de fígado, 4 transplantes de rins.
Mara esclarece que nem todas as doações feitas no HSVP são destinadas a pacientes que estão aguardando por transplantes na instituição. Cabe a Central de Transplantes de Porto Alegre verificar a lista de espera e localizar o próximo paciente a receber o órgão compatível com o doador.  

Gostou? Compartilhe