Por que aparecem as estrias?

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“Estrias são cicatrizes lineares que ocorrem por estiramento da pele com ruptura das fibras elástica da derme. Inicialmente, são avermelhadas ou arroxeadas e com o tempo vão se tornando esbranquiçadas. São mais frequentes na adolescência e na gestação, quando há o crescimento rápido do corpo, mas também podem ocorrer em obesidade, braços de halterofilistas e no uso intenso de corticóides”. A informação é da médica dermatologista Marilene Ughini.

As marcas, na grande maioria dos casos, são permanentes, mas podem ser evitadas. “Medidas preventivas contra o aparecimento de estrias são o controle de peso, prática de exercícios físicos sem exageros e uma boa hidratação da pele, embora nem sempre isso seja suficiente, já que existe uma predisposição genética”, destaca.

De acordo com a dermatologista, nenhum tratamento é 100% eficaz, já que se trata de cicatriz, mas com as novas tecnologias é possível melhorar muito o aspecto da estria, principalmente se o tratamento for iniciado precocemente. O ideal é sempre associar técnicas.

Marilene conta ainda que no último Congresso da Academia Americana de Dermatologia, ocorrido em fevereiro deste ano, foi apresentado como destaque no tratamento das estrias, a associação de laser fracionado não ablativo com o laser fracionado abrativo de CO2. Um atingindo especificamente a derme e o outro provocando o encolhimento da epiderme.

Hora do tratamento

Verão não é boa época para tratamentos estéticos. Por isso, a chegada dos dias mais frios pode ser associada a este tipo de procura. Ter uma pele sem manchas faciais, acabar com as estrias e celulites, e até mesmo eliminar os pelos do corpo é o desejo de dez entre dez mulheres. E os tratamentos estéticos estão disponíveis no mercado, cada vez mais avançados e com novidades a cada dia, para satisfazê-las. As técnicas e a cosmetologia evoluíram a tal ponto que o esticar, o clarear, o remover e o rejuvenescer são foco de procedimentos cada vez mais eficazes, com resultados visíveis a curto prazo.

Mas é bom tomar cuidado. Vale a pena ir se preparando para a temporada na praia durante o ano. Especialistas em estética corporal, facial e laser, alertam que o outono e o inverno são os períodos ideais para a realização de tratamentos, como peeling (esfoliação da pele para renovação celular), remoção de pelos com laser, tratamentos contra estrias e manchas, além de rejuvenescimento geral da pele.

A recomendação existe porque nesta época do ano há uma menor incidência dos raios solares, o que permite melhores resultados e a redução dos riscos de manchas.

Colaborou
Marilene Ughini, médica dermatologista

Gostou? Compartilhe