Estado mobilizado para vacinação contra a pólio e o sarampo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A largada para as campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo será dada no dia 18 de junho. As gotinhas que imunizam contra a pólio, conhecida também como paralisia infantil, são destinadas às mais de 656 mil crianças menores de cinco anos do Estado. Já a vacina contra o sarampo, que também protege contra a rubéola e a caxumba, é destinada as 805 mil crianças entre um ano e menores de sete anos. A meta é vacinar ao menos 95% de cada grupo. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Pólio

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Sarampo
Doença infecciosa, altamente contagiosa, faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos. O sarampo é causado por um vírus chamado morbili vírus.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe