No primeiro semestre do ano, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realizou 2.955 mamografias. O serviço, que atende no Centro de Diagnóstico, recebe mulheres de toda a região após agendamento do convênio firmado com as Prefeituras Municipais. Cerca de 20 municípios agendam as mamografias no HSVP, atendendo as exigências da Portaria 779 de 31 de dezembro de 2008, que instituiu a Política Nacional de Atenção Oncológica do Ministério da Saúde.
A Mamografia é um exame de rastreamento específico para o estudo da mama, sendo que através do Mamógrafo Digital CR, disponível no HSVP, é possível fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Após o exame, analiso e comparo com os anteriores e faço a emissão do laudo. Caso seja necessário realizo incidências complementares no mesmo dia ou indico complementação com ecografia, bem como prosseguimento da investigação com biópsia nos nódulos ou microcalcificações, quando houver essa necessidade”, explicou Daniele Cavalheiro Vieira Floss, médica radiologista especializada em Mama.
O Ministério da Saúde exige que todos os laudos contenham um padrão de sistematização, de modo a fornecer conclusão diagnóstica e propor conduta. “Através da tecnologia avançada em exames com diagnóstico por imagem que usufruímos, temos mais agilidade e precisão na identificação precoce de nódulos que possam resultar em câncer de mama. A partir dos 40 anos a chance de desenvolver um câncer de mama aumenta, necessitando de exames periódicos e mamografias anuais. Por meio destes procedimentos conseguimos diagnosticar com precisão qualquer alteração, podendo encaminhar a paciente para exames complementares, o que aumenta as chances de cura durante o tratamento caso haja a confirmação de câncer”, ressaltou Daniele.
O serviço de Mamografia do HSVP prima pela qualidade e humanização ao atendimento de pacientes, contribuindo de forma significativa para diagnosticar, rastrear e assim diminuir a mortalidade por câncer de mama.