Estudo da OMS revela que celular aumenta risco de câncer

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De acordo com uma pesquisa feita por estudiosos da Organização Mundial da Saúde (OMAS), o constante uso de aparelhos celulares pode levar a um aumento do risco de câncer no cérebro.

Isso acontece devido à radiação emitida pelo telefone, que foi classificada no grupo de agentes "possivelmente cancerígenos". Neste mesmo grupo, estão ainda o café, chumbo e a fumaça dos veículos, por exemplo.

O estudo classificou agentes em dois outros grupos, o de “comprovadamente cancerígenos”, como a radiação emitida durante um exame de raio-x ou o uso de bebidas alcoólicas, e o de “provavelmente cancerígenos,” como exposição ao refinamento de petróleo.

Até o momento, nenhum caso de câncer relacionado ao uso do aparelho foi registrado, mas os consumidores devem se alertar para os riscos e tomar precauções. Entre os cuidados a se tomar estão a opção por atender chamadas usando o fone de ouvido, não dormir com o celular próximo à cabeça, enviar mensagens ao invés de ligar e manter o aparelho longe da barriga em caso de gravidez.

Gostou? Compartilhe