O inverno e suas baixas temperaturas abrem o apetite para comidas quentes. Bebidas, como o chocolate quente, acabam dando água na boca, principalmente porque ajudam a esquentar. Mas uma boa saída para esta vontade por comidas quentes são as sopas. “O organismo precisa de calorias saudáveis nas noites frias do inverno. Nada melhor do que uma sopa de legumes para nutrir e aquecer as pessoas”, ensina a nutricionista Ana Maria Bueno.
O fácil preparo é um aliado, junto com os benefícios à saúde, que são diversos. “Com algumas porções de couve, espinafre, batatinha, milho verde, moranga, cenoura, chuchu, abobrinha, batata doce, tomate, repolho, arroz integral e uma quantia de carne magra, com osso, extraída da paleta do boi ou peito de frango sem pele, faz-se uma sopa de extraordinário valor nutritivo”, explica.
Além das várias vitaminas, esta sopa é rica em betacaroteno, “um poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce, aumentando a imunidade. É fonte de licopeno, substância que ajuda reduzir o câncer de próstata”, salienta. O complexo vitamínico contido nesse prato contribui para aumentar a resistência às infecções e auxilia em eventuais cicatrizações.
Como fazer
Aprenda com a nutricionista como fazer essa sopa deliciosa e nutritiva:
Após duas horas de fervura adiciona-se uma porção de temperos verdes sobre o caldo, servindo-o à mesa. Nessa composição nós encontramos um elenco imenso de nutrientes vitamínicos, minerais e calóricos, como, por exemplo, as vitaminas A, B, C, D, E, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo.
A sopa deve ser temperada à gosto. Recomenda-se o uso de orégano, manjericão e tempero verde (salsa e cebolinha). Estes temperos são ricos em sais minerais. Lembra-se que este sopão é um excelente diurético, porquanto ajuda na eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
Sugere-se que os legumes e verduras utilizadas devam ser colocados na água fria para iniciar a feitura da sopa, melhorando com isto a extração das vitaminas e minerais.
Colaborou
Ana Maria Bueno, nutricionista