Pacientes obesos com câncer de cólon correm maior risco de morte ou recorrência da doença em comparação com aqueles que estão dentro de uma faixa de peso normal, de acordo com um relatório na revista Clinical Cancer Research.
Liderado pelo Dr. Frank A. Sinicrope, professor de medicina e de oncologia na Clínica Mayo, em Rochester, os pesquisadores avaliaram os resultados de mais de quatro mil pacientes com câncer de cólon que tinham sido tratados com cirurgia e quimioterapia.
"A obesidade tem sido estabelecida como um fator de risco para o câncer, mas nosso estudo em pacientes com câncer de cólon mostra que a obesidade prediz um pior prognóstico após o câncer ser removido cirurgicamente", disse Sinicrope.
Para o atual estudo foram avaliados 4.381 pacientes com estágio II ou câncer de cólon estágio III que receberam quimioterapia adjuvante em ensaios clínicos. Desses pacientes, 20 por cento eram obesos.
Muitos pacientes desconhecem os riscos associados à obesidade e câncer, segundo os resultados de uma recente pesquisa do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer. A pesquisa mostrou que apenas 51% dos participantes sabiam sobre a ligação entre obesidade e câncer, em comparação com 94% que estavam cientes do risco de câncer associado ao uso do tabaco, e 87% que sabiam do risco de câncer associado com a exposição ao sol.