Alergia à proteína do leite de vaca é diferente da intolerância à lactose

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dentro do programa de educação continuada implantado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), os funcionários do Lactário, Sondário, Escola de Educação Infantil e Sala de Coleta de Leite Materno participaram da palestra sobre alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose, apresentada pela nutricionista Renata Vanz. O encontro esclareceu dúvidas a respeito do atendimento nutricional de crianças no HSVP que possuem alergia a proteína do leite de vaca (APLV) ou intolerância à lactose, situações que exigem de cuidados diferenciados.

“A APLV é mais comum em crianças, especialmente nos bebês, e pode ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão de leite de vaca ou derivados. Os sinais e sintomas da alergia são: vômitos, cólicas, diarréia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, dermatites, problemas respiratórios e emagrecimento. O diagnóstico é feito pelo médico através da observação dos sintomas, porém somente com o teste de desencadeamento, que consiste na observação da reação do paciente à retirada do leite de vaca e derivados com posterior reintrodução desses alimentos é que pode ser comprovada a alergia”, ressaltou Renata. A mãe que amamentar deve seguir uma dieta especial, sem leite de vaca e derivados, sempre sob a orientação de um médico ou nutricionista.

A intolerância a lactose é a dificuldade do organismo para digerir e absorver o açúcar do leite. “Esta dificuldade é mais comum nos adultos do que nas crianças, porém o organismo consegue tolerar desde que os produtos contenham baixo teor de lactose. Ocorre apenas no sistema digestivo através de diarréia, cólicas, distensão abdominal e náuseas. O diagnóstico é feito pelo médico por meio da observação dos sintomas”, explicou.

A nutricionista destaca que a alimentação servida no HSVP busca atender aos padrões da alimentação saudável. Neste sentido, os integrantes das unidades do Lactário, Sondário, Escola de Educação Infantil e Sala de Coleta de Leite Materno realizam atendimento com aptidão e qualificação para monitorar a alimentação servida, de acordo com a necessidade de cada criança.

Fonte: HSVP

Gostou? Compartilhe