Cirurgia no câncer de próstata

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Homens diagnosticados com câncer de próstata operável podem esperar resultados semelhantes independentemente de optar pela cirurgia aberta convencional ou mais recente pela cirurgia robótica assistida, mostra um novo estudo.

Liderada pelo Dr. William T. Lowrance, os pesquisadores descobriram que a experiência do cirurgião com uma abordagem particular pode ser mais importante do que a técnica utilizada. Dos 200.000 homens diagnosticados com câncer de próstata a cada ano nos Estados Unidos, cerca de um terço passará por tratamento cirúrgico.

"Os resultados sugerem que as cirurgias abertas e laparoscópicas têm taxas semelhantes de mortalidade pós-operatória e morbidade", escreveram os autores. "Dependendo de características do paciente e do tumor , as únicas diferenças favorecendo a laparoscopia foram menor tempo de permanência e um menor risco de colo da bexiga ou obstrução uretral. Todos os homens, considerando a prostatectomia radical devem ser claramente informados sobre as diferenças entre as duas técnicas e semelhanças em suas resultados esperados, e tomar decisões de tratamento em colaboração com um cirurgião experiente. "

Cirurgia aberta refere-se a uma incisão que permite ao cirurgião para acessar diretamente o órgão ou parte do corpo para ser removido. A cirurgia laparoscópica refere-se a uma abordagem menos invasiva que utiliza uma série de pequenas incisões que permitem a inserção de uma câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos. O cirurgião então utiliza a imagem de vídeo para orientar os instrumentos para os tecidos a serem removidos. A cirurgia robótica é uma variação da cirurgia laparoscópica que usa um controle robótico dos instrumentos cirúrgicos para permitir o controle do cirurgião mais precisa.

Neste grande estudo publicado no  The Journal of Urology, pesquisadores do Serviço de Urologia do Departamento de Cirurgia, Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering compararam os resultados da cirurgia em um grupo de base populacional de quase 6.000 homens de 66 anos de idade ou mais velhos com clinicamente localizado câncer de próstata. Quando eles fizeram ajustes para cada paciente e as características do tumor, e examinou o impacto do volume de cirurgião eles encontraram taxas semelhantes de sucesso para cirurgias abertas e laparoscópicas.

Gostou? Compartilhe