Ao contrário do que muitas pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão poderia pensar, não é tarde demais para se beneficiar de parar de fumar. Em uma revisão de 10 estudos que examinaram câncer em estágio precoce de pulmão em fumantes e não-fumantes, os pesquisadores descobriram um risco quase três vezes maior de morrer naqueles pacientes que continuaram a fumar em comparação com aqueles que pararam de fumar ao diagnóstico.
Os pesquisadores, Dr. Parsons e Dr. Daley , do Centro de Estudos do Reino Unido - Controle do Tabaco, revisaram dados de 10 estudos realizados anteriormente. Usando tabelas de vida estatística para desenvolver modelos de sobrevida de cinco anos para a fase inicial de câncer de pulmão de células não pequenas, eles analisaram as taxas de mortalidade para os pacientes que continuaram a fumar após o diagnóstico e aqueles cessaram o hábito. O estudo foi publicado recentemente no “British Medical Journal”.
"Esta revisão fornece evidências preliminares de que cessar o tabagismo após o diagnóstico de câncer de pulmão em estágio inicial melhora os resultados futuros", escreveram os pesquisadores. "A partir de modelagem de tabela de vida, o número estimado de mortes evitadas é maior do que seria esperado de redução de mortes cardio respiratória após parar de fumar, então a maioria dos ganhos de mortalidade é provável que seja devido a redução do retorno do câncer."
Nunca é tarde para parar de fumar!
· 1 min de leitura