Estatinas podem diminuir progressão do câncer de próstata

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Homens que tomaram estatinas para diminuir seu colesterol antes da cirurgia para remoção do câncer de próstata tinham inflamação significativamente menor nos tumores de próstata.

Inflamação dentro tumores tem sido associada com a progressão do câncer e com um crescimento tumoral mais agressivo, dizem os pesquisadores. Liderada pelo Dr. Lionel Banez, professor assistente de cirurgia e urologia, e principal autor do estudo, os pesquisadores examinaram os níveis de inflamação do tecido do tumor removido de homens que tinham sido submetidos à cirurgia para o câncer de próstata.

"Nós descobrimos que o uso de estatinas no pré-operatório foi associado com um risco 69% mais baixo de inflamação intra-tumoral”, disse Banez em uma declaração. "Nós também descobrimos uma tendência que sugere uma maior redução do risco com doses mais elevadas das drogas."
O estudo foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. Os pesquisadores examinaram amostras de tecido de tumores de 236 homens submetidos à cirurgia para câncer de próstata.

"Evidências crescentes sugerem que as estatinas podem reduzir o risco de progressão do câncer de próstata, e alguns estudos chegaram a sugerir que o uso da estatina difundida nos últimos 15 anos contribuiu para um declínio na mortalidade por câncer de próstata", diz Banez.

Os pesquisadores, no entanto, pedem cautela em tirar a conclusão de que todos os pacientes com câncer de próstata devem tomar uma estatina.
"Mais estudos devem ser feitos antes de tal recomendação pode ser feita", diz o Dr. Stephen Freedland, professor associado de urologia e patologia prostática.


Gostou? Compartilhe