O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) precisa com urgência de sangue "A Positivo". Para manter um estoque em um nível adequado, é necessária uma média diária de 50 doadores, porém desde o início do inverno estes números tem se mantido abaixo do nível ideal. O diretor do Hemopasso, Gustavo Cerutti, informa que atualmente as doações diárias estão em torno da metade do fundamental. “Há 120 dias conseguimos adequar o estoque, mas veio baixando muito e chega uma hora em que ligamos o sinal vermelho”, diz Cerutti.
Apesar de ser o gênero sanguíneo mais comum, no momento, o estoque de sangue do tipo A positivo, conta com apenas 20% da capacidade. “Nos últimos meses os estaques de sangue da instituição caíram drasticamente uma vez que a reposição de doadores por parte dos hospitais que utilizam o serviço não estão suprindo a demanda”, afirma o responsável pela instituição. Outro fator relevante que tem afastado os doadores fidelizados de cumprirem com seu gesto solidário são os resfriados e as manifestações alérgicas típicas nesta época do ano.
Cerutti comenta que outro agravante do baixo estoque são os feriados prolongados, períodos em que as doações diminuem e os acidentes aumentam, o que eleva ainda mais a demanda. Embora o aumento da temperatura traga a expectativa de retorno dos doadores, o diretor do Hemopasso já se preocupa com o período de férias.
O Hemopasso conta com a solidariedade da comunidade de Passo Fundo e Região. A instituição atende na Avenida Sete de Setembro, 1055, em frente ao Parque da Gare de segunda a sexta-feira das 7h da manhã às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.