O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET-Saúde, da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou mais uma ação de orientação nos bairros da cidade. No último dia 05 de outubro, acadêmicos e professores reuniram um grupo para discutir questões relativas ao tema “Planejamento Familiar”. A iniciativa aconteceu em uma parceria entre o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e a Estratégia em Saúde da Família (ESF) da vila Planaltina.
Segundo os organizadores, o tema debatido foi sugerido pelos profissionais que atuam no CRAS, e buscou atender uma demanda da comunidade, em decorrência da necessidade de abordar o assunto juntamente com os pais e mães que dispõem do benefício Bolsa Família.
A oficina foi elaborada pelos acadêmicos Laura Sandoval, Gabriele Sarda e Anderson Flores, participantes do PET-Saúde que atuam na unidade, sendo orientados pela enfermeira preceptora Helena F. Biollo. A comunidade foi convidada a participar.
A roda de conversa, como foi denominada pelos alunos, iniciou com o acadêmico de enfermagem Anderson Flores, bolsista PET-Saúde, contextualizando o tema e abordando sobre sua importância. Em seguida, as atenções se voltaram para os métodos contraceptivos e preventivos contra Doenças Sexualmente Transmissíveis. A enfermeira Helena F. Biollo, preceptora PET-Saúde, também elucidou aspectos relacionados à disponibilização e acesso aos métodos pelo SUS.