A Semana Estadual de Combate e Prevenção do Aneurisma da Aorta será aberta na próxima terça-feira (25) O objetivo da campanha é chamar a atenção, informar e dar orientações sobre a lesão que acomete a principal artéria do corpo humano. O lançamento ocorre a partir das 9 horas, no auditório do Centro Administrativo do Estado (Av. Borges de Medeiros, 1501 - térreo - Porto Alegre).
Sem causar dor ou apresentar sintomas aparentes, a doença é quase sempre descoberta por acaso, quando o paciente faz exames de imagem para investigar outro problema de saúde. Quando algum ponto da aorta torna-se mais frágil, aumenta de calibre, dando origem a uma dilatação, podendo romper nos casos mais graves.
Estima-se que 5% da população masculina e 0,4% da feminina, acima de 55 anos, têm a disfunção. A possibilidade de ter um aneurisma também aumenta com a idade. As pessoas mais suscetíveis são fumantes, com pressão alta, colesterol elevado e que tenham na família casos da doença. Também correm mais risco aquelas que já tenham sofrido infarto agudo do miocárdio, angina de peito ou acidente vascular cerebral.
O aneurisma pode ser diagnosticado com uma simples ecografia do abdômen. O exame de imagem mede a largura da artéria, detectando qualquer anomalia. Se descoberto em fase mais avançada, é indicada cirurgia.
Semana Estadual alerta para o aneurisma da aorta
· 1 min de leitura