Todos os dias as pesquisas comprovam que a alimentação está ligada com o aparecimento de diversas doenças. E também por evitar outras tantas. Não é novidade que uma alimentação saudável pode contribuir muito para a qualidade de vida e, ainda, prolongá-la. Vários alimentos conferem ao organismo a proteção necessária para aumentar a imunidade, basta dar preferência para frutas, verduras, legumes e ficar longe de frituras e comidas prontas.
“Há um consenso na área da nutrição que uma alimentação correta e adequada tem papel fundamental na longevidade da pessoa, ou seja, no retardo do processo de envelhecimento, bem como na qualidade física e mental”, explica a nutricionista Ana Maria Bueno. De acordo com ela, uma alimentação equilibrada confere resistência ao organismo, melhorando sensivelmente o sistema imunológico. “É sabido que diversos problemas de saúde são oriundos, na maioria das vezes, a erros e desequilíbrios provocados pela má alimentação. Ninguém duvida que o estresse oxidativo e os chamados radicais livres são elementos significativos no processo biológico do envelhecimento”, salienta.
Os radicais livres são inimigos do organismo, porque atacam as células. O cigarro, a poluição, o sol, o álcool, os agrotóxicos, o estresse, o consumo de frituras e carnes vermelhas em excesso são as causas externas da formação de radicais livres. Desta forma, a pessoa deve evitar se expor a estes fatores, pois são altamente prejudiciais à saúde. São sinais da presença de radicais livres no organismo o aparecimento de rugas precoces, manchas e ressecamento da pele.
Como ficar longe
“Recomenda-se a ingestão diária de frutas, legumes, cereais integrais, hortaliças, castanhas. De outro lado, deve ser evitado o consumo de bebidas alcoólicas e fumo, visto que são substâncias que mantém relação com o aumento de produção de elementos prejudiciais e danosos ao organismo humano”, destaca Ana Maria. Porém, existem nutrientes que não podem faltar à dieta de quem visa combater o envelhecimento precoce. “Nesta lista de alimentos podem estar a batata doce, os vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre e outros), abóbora e cenoura (alimentos ricos em betacaroteno)”, recomenda.
As vitaminas
A vitamina C também é de fundamental importância ao organismo. É encontrada especialmente nas frutas cítricas e em vegetais de cor verde escuro (morango, kiwi, acerola, limão, laranja, goiaba, agrião, pimentão verde, couve, brócolis, caju, dentre outros). “As frutas e hortaliças preferencialmente devem ser consumidas com as cascas e os talos”, sugere a nutricionista.
A vitamina E, conforme Ana Maria, tem uma função extremamente importante na saúde do organismo, “o gérmen de trigo é uma das fontes mais importante. E os óleos de soja, arroz, milho, girassol, a castanha do Pará, amêndoas, nozes, gema de ovo, legumes e vegetais folhosos, são ricos em vitamina E. E quando falamos na castanha do Pará, estamos mencionando e recomendando devido ao Selênio que contêm, também muito encontrado nos frutos do mar”,ressalta.
Nos peixes e frutos do mar, nas carnes vermelhas magras, nas carnes de aves sem pele, no leite desnatado, nos feijões, nos cereais integrais, e nas nozes, “há a presença de outra substância importantíssima para ajudar no combate aos radicais livres, o Zinco”, afirma.
“Não devemos deixar de ingerir a goiaba vermelha, o tomate ou molho, pois são ricos em Licopeno. E os bioflavonóides, que estão contidos nas frutas cítricas, como o açaí, a uva escura ou vermelha, amoras, morango, framboesa e demais frutas vermelhas/roxas. Também lembremos das isoflavonas presentes na soja e nos seus derivados. Catequinas são substâncias encontradas nas frutas da família do morango, na uva e no chá verde. As fibras que devem estar presentes na alimentação são encontradas nos cereais integrais, como por exemplo, no centeio, no farelo de trigo, na aveia ou na linhaça, etc. Os ácidos graxos, ricos em Ômega 3, estão contidos no arenque, atum, salmão, cavala, sardinha, bacalhau”, ensina.
Alimentação saudável e vida longa
“Os combustíveis alimentam e fazem andar o carro, assim é a alimentação para o corpo humano. Sendo o alimento o combustível para o funcionamento correto do organismo e manutenção da boa saúde, necessita-se de alimentos saudáveis e de boa qualidade”, enfatiza Ana Maria. Por isso, ela avalia que se as pessoas tiverem bom senso e souberem comer de uma forma equilibrada, chegarão à vida madura em plena performance física e mental, com disposição e saúde. “E lembre-se, siga todas as dicas alimentares aqui sugeridas e pratique atividade física diariamente, mas também não guarde rancor e ressentimentos (estimulam o envelhecimento precoce), e o mais importante, pratique o amar, o rir e o sorrir sempre. O cultivo de bons sentimentos rejuvenesce, tanto quanto, o cultivo de bons hábitos alimentares”, alerta.