O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo através de sua Central de Materiais Esterilizados (CME) é pioneiro no Rio Grande do Sul por fazer a termodesinfecção de materiais utilizados na terapia respiratória através de um processo centralizado. A termodesinfecção pela CME garante qualidade no serviço prestado aos pacientes submetidos a terapias respiratórias.
Por ser o primeiro hospital a desenvolver o método, as enfermeiras da CME, Grasielle Taffareu Porto e Márcia Leal Freire, ministraram a palestra: Descentralizando o CME - Unidade Satélite para desinfecção de artigos de terapia ventilatória. A palestra foi apresentada na IV Jornada de Enfermagem do Centro Cirúrgico e V Encontro de Enfermagem do Centro de Material e Esterilização que aconteceu no dia 26 de outubro no Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre.
“Diariamente passam pelo setor em média 780 materiais para termodesinfecção. Este processo é realizado por colaboradores treinados para este fim e supervisionado pelas enfermeiras de cada turno”, informou Márcia.
Os participantes do evento manifestaram interesse no procedimento e em conhecer o método desenvolvido no HSVP. “Foi uma honra sermos lembrados, somos um hospital do interior do estado e desenvolvemos métodos eficazes voltados a melhor qualidade no atendimento dos pacientes. O procedimento de termodesinfecção de materiais utilizados em terapias respiratórias foi apresentado para colaboradores de hospitais de grande porte de todo o Rio Grande do Sul”, ressaltou Grasielle.