HPV também acomete homens

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Lesões e verrugas nas regiões genital e anal dos homens podem causar alterações celulares e se transformar em câncer de pênis. Esse é o alerta do dermatologista especializado em oncologia, Dr Marco Antônio de Oliveira. “No consultório percebo que tem aumentado o número de homens infectados com o vírus HPV e somente quando o fato está consumado é que aparecem as dúvidas e a pessoa se dá conta do quanto não estava informada sobre o tema. O ideal é sempre procurar o medido dermatologista para avaliar lesões e verrugas que surgem na pele”, diz.

Segundo o especialista, muitos homens pensam, equivocadamente, que o HPV (papiloma vírus humano, da sigla em inglês) é uma doença exclusivamente feminina. Embora as estatísticas mostrem dados mais significativos para as mulheres (o vírus está relacionado a mais de 95% dos casos de câncer de colo de útero), para o homem, pesquisas não menos preocupantes revelam que 75% dos casos de câncer de pênis estão associados ao HPV. Os dados são de estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizados em parceria com o Instituto de Virologia da Fiocruz.

Uma vez contraído, o vírus pode ficar indetectável por anos, manifestando-se quando há uma baixa do sistema imunológico. “Há casos em que o próprio sistema imunológico reage contra a doença e outros em que precisamos entrar com medicação e outros procedimentos”, informa o Dr. Marco Antonio.

Gostou? Compartilhe