As crianças formam seus hábitos alimentares na primeira década de vida. Assim, as escolas, tanto públicas como privadas, têm papel fundamental na sua educação alimentar. Portanto, é imprescindível a atenção em relação ao que as crianças consomem e incentivar uma dieta saudável desde cedo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a obesidade (e doenças associadas, como o diabetes mellitus, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e certos tipos de câncer) uma epidemia mundial. A baixa qualidade nutricional de alimentos industrializados para crianças e o estímulo ao consumo através de campanhas publicitárias agressivas têm sido fatores determinantes para o avanço do problema.
Para evitar problemas de saúde e contribuir para uma dieta saudável, os pais devem ficar de olho nos produtos que os filhos estão consumindo e observar o valor nutricional, como quantidade de açúcar e sódio. Vale ficar atento aos alimentos com cores muito vivas que, geralmente, contêm corantes que podem, até mesmo, causar alergia, como é o caso do amarelo tartrazina.
Aqueles que são aromatizados artificialmente, como gelatinas, bebidas e iogurtes, também devem ficar na mira dos pais porque, muitas vezes, não contêm a fruta ou o ingrediente natural que imita o sabor.
As crianças formam seus hábitos alimentares na primeira década de vida. Assim, as escolas, tanto públicas como privadas, têm papel fundamental na sua educação alimentar. Portanto, é imprescindível a atenção em relação ao que as crianças consomem e incentivar uma dieta saudável desde cedo.A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a obesidade (e doenças associadas, como o diabetes mellitus, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e certos tipos de câncer) uma epidemia mundial. A baixa qualidade nutricional de alimentos industrializados para crianças e o estímulo ao consumo através de campanhas publicitárias agressivas têm sido fatores determinantes para o avanço do problema.Para evitar problemas de saúde e contribuir para uma dieta saudável, os pais devem ficar de olho nos produtos que os filhos estão consumindo e observar o valor nutricional, como quantidade de açúcar e sódio. Vale ficar atento aos alimentos com cores muito vivas que, geralmente, contêm corantes que podem, até mesmo, causar alergia, como é o caso do amarelo tartrazina.Aqueles que são aromatizados artificialmente, como gelatinas, bebidas e iogurtes, também devem ficar na mira dos pais porque, muitas vezes, não contêm a fruta ou o ingrediente natural que imita o sabor.