As dietas consideradas milagrosas ganharam mais um item para discussão: o Victoza, medicamento aprovado para tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. A confusão começa devido à diminuição de peso moderada que o liraglutide (Victoza) pode provocar em pacientes diabéticos. Segundo a endocrinologista Marta Tonietto Tonolli, presidente do Departamento de Endocrinologia da Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs), outras classes de medicações usadas para o tratamento do diabetes tipo 2 também podem diminuir o peso do paciente, mas este parece ter efeito maior. Isso é benéfico para quem tem essa patologia, uma vez que a perda de peso em diabéticos obesos melhora o controle da doença.
Mas é só até esse ponto que seus benefícios são comprovados. "O liraglutide não foi completamente estudado, não é usado e não foi aprovado em nenhum país do mundo para tratamento da obesidade sem diabetes. Estão sendo realizados estudos nesse sentido, isto é, usá-lo apenas para a perda de peso em indivíduos saudáveis sem diabetes" enfatiza Marta.
Ainda de acordo com a endocrinologista, os resultados desses estudos sairão dentro de alguns anos, e se for comprovado seu benefício, e ausência de efeitos colaterais para população sem diabetes, as agências de saúde poderão aprovar para esse uso. Por enquanto não existe nenhuma aprovação para esse fim.
As dietas consideradas milagrosas ganharam mais um item para discussão: o Victoza, medicamento aprovado para tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. A confusão começa devido à diminuição de peso moderada que o liraglutide (Victoza) pode provocar em pacientes diabéticos. Segundo a endocrinologista Marta Tonietto Tonolli, presidente do Departamento de Endocrinologia da Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs), outras classes de medicações usadas para o tratamento do diabetes tipo 2 também podem diminuir o peso do paciente, mas este parece ter efeito maior. Isso é benéfico para quem tem essa patologia, uma vez que a perda de peso em diabéticos obesos melhora o controle da doença. Mas é só até esse ponto que seus benefícios são comprovados. "O liraglutide não foi completamente estudado, não é usado e não foi aprovado em nenhum país do mundo para tratamento da obesidade sem diabetes. Estão sendo realizados estudos nesse sentido, isto é, usá-lo apenas para a perda de peso em indivíduos saudáveis sem diabetes" enfatiza Marta. Ainda de acordo com a endocrinologista, os resultados desses estudos sairão dentro de alguns anos, e se for comprovado seu benefício, e ausência de efeitos colaterais para população sem diabetes, as agências de saúde poderão aprovar para esse uso. Por enquanto não existe nenhuma aprovação para esse fim.