Medicina baseada em evidências

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A escolha da melhor forma para se tratar uma doença é um dos maiores desafios que os médicos têm no dia a dia. Mesmo quando o diagnóstico é conhecido e comum, o tratamento pode mudar de acordo com fatores como estágio da doença e histórico do paciente.
Para auxiliar na tarefa de escolha do tratamento existe a medicina baseada em evidências que dá suporte aos médicos na pesquisa de formas de tratamento conforme o quadro clínico. Apenas ter as evidências em mãos não basta para os médicos chegarem a uma conclusão. Os especialistas têm de conhecer formas de hierarquização destas evidências para filtrar e auxiliá-los no trabalho.
Para o nefrologista e professor da Faculdade de Medicina da PUCRS, David Saitovich, existem diversos lugares para se pesquisar tratamentos como bibliotecas especializadas, sites e revistas de medicina e o próprio Google.
“O importante é o médico estar atualizado nas novas oportunidades de tratamento com base nas evidências para ajudar a separar resultados e chegar a melhor maneira de cuidar do paciente”, explica.
A escolha da melhor forma para se tratar uma doença é um dos maiores desafios que os médicos têm no dia a dia. Mesmo quando o diagnóstico é conhecido e comum, o tratamento pode mudar de acordo com fatores como estágio da doença e histórico do paciente.Para auxiliar na tarefa de escolha do tratamento existe a medicina baseada em evidências que dá suporte aos médicos na pesquisa de formas de tratamento conforme o quadro clínico. Apenas ter as evidências em mãos não basta para os médicos chegarem a uma conclusão. Os especialistas têm de conhecer formas de hierarquização destas evidências para filtrar e auxiliá-los no trabalho.Para o nefrologista e professor da Faculdade de Medicina da PUCRS, David Saitovich, existem diversos lugares para se pesquisar tratamentos como bibliotecas especializadas, sites e revistas de medicina e o próprio Google.“O importante é o médico estar atualizado nas novas oportunidades de tratamento com base nas evidências para ajudar a separar resultados e chegar a melhor maneira de cuidar do paciente”, explica.

Gostou? Compartilhe