Maus hábitos facilitam o surgimento da micose

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

De repente, começa uma coceira e ardência em alguma região do corpo, seguida por alterações na pele como pequenas bolhas de água, descamação, vermelhidão e fissuras. Nem sempre é tão fácil diagnosticar os primeiros sinais da micose, especialmente se a pessoa apresenta a infecção pela primeira vez e desconhece os seus sintomas.
Ocasionada por fungos invisíveis a olho nu, chamados de dermatófitos, a micose é uma infecção incômoda e muitas vezes resistente. Hábitos como o uso de sapatos fechados, roupas sintéticas e exposição a fungos existentes no chão, em animais ou em outros seres humanos, facilitam o surgimento das micoses, entretanto, algumas pessoas também podem apresentar tendência para a infecção. “Quando a pessoa possui uma constituição física que impacta, por exemplo, em sua imunidade, ela pode ser mais afetada pela micose. Este é o caso de pessoas com deficiência do sistema imunológico, como aquelas que possuem diabetes ou estão em tratamento de doenças como o câncer, perfis da população que precisam redobrar os cuidados com a saúde dos pés”, afirma Luiz Guilherme Martins Castro, coordenador da área de Dermatologia do Laboratório Fleury, mestre em Dermatologia e doutor em Dermatologia.

De repente, começa uma coceira e ardência em alguma região do corpo, seguida por alterações na pele como pequenas bolhas de água, descamação, vermelhidão e fissuras. Nem sempre é tão fácil diagnosticar os primeiros sinais da micose, especialmente se a pessoa apresenta a infecção pela primeira vez e desconhece os seus sintomas.Ocasionada por fungos invisíveis a olho nu, chamados de dermatófitos, a micose é uma infecção incômoda e muitas vezes resistente. Hábitos como o uso de sapatos fechados, roupas sintéticas e exposição a fungos existentes no chão, em animais ou em outros seres humanos, facilitam o surgimento das micoses, entretanto, algumas pessoas também podem apresentar tendência para a infecção. “Quando a pessoa possui uma constituição física que impacta, por exemplo, em sua imunidade, ela pode ser mais afetada pela micose. Este é o caso de pessoas com deficiência do sistema imunológico, como aquelas que possuem diabetes ou estão em tratamento de doenças como o câncer, perfis da população que precisam redobrar os cuidados com a saúde dos pés”, afirma Luiz Guilherme Martins Castro, coordenador da área de Dermatologia do Laboratório Fleury, mestre em Dermatologia e doutor em Dermatologia.

 

Gostou? Compartilhe