Natal saboroso e saudável

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pensando em preparar a ceia de Natal, mas está com medo de exagerar e engordar? Tudo bem, não tem problema. O Medicina & Saúde desta semana vai ajudar os leitores a fazer com que as ceias de final de ano fiquem o mais saudáveis possível. Para isso, conversamos com a nutricionista Kelen Schmidt, que é professora do curso de Nutrição da UPF.

Pensando em preparar a ceia de Natal, mas está com medo de exagerar e engordar? Tudo bem, não tem problema. O Medicina & Saúde desta semana vai ajudar os leitores a fazer com que as ceias de final de ano fiquem o mais saudáveis possível. Para isso, conversamos com a nutricionista Kelen Schmidt, que é professora do curso de Nutrição da UPF.

“As comemorações de final de ano nos fazem pensar em momentos agradáveis com a família e amigos, acompanhadas de uma mesa farta e diversificada. Precisamos também lembrar o real significado do Natal”, pondera Kelen. De acordo com ela, o principal cuidado deve ser com os excessos. “Carnes assadas, maionese, farofa, arroz, rabanada e muitos doces para a sobremesa. Muitos alimentos, muitas calorias, muita gordura e açúcar, muitas guloseimas e... exageros. É preciso aproveitar estes momentos especiais com sabedoria e pensar em sua saúde e de seus familiares. Para isso podemos mudar um pouco as receitas e criar pratos mais saudáveis e adequados ao horário da ceia e ao clima do Brasil nesta época”, salienta. “Com estas dicas suas comemorações serão deliciosas e com um toque saudável. Faça do Natal e do Ano Novo momentos de convívio e alegria, sem arrependimentos no dia seguinte!!!!”

Confira, então, as dicas preparadas para a nutricionista para ceias saborosas e saudáveis

Carnes
* Prepare carnes brancas como: peru, chester, frango e peixes como salmão, sardinha, arenque e truta pela presença de Omega 3 (gordura benéfica que contribui para a saúde do coração). As carnes gordurosas como lombo, tender e pernil, também consumidas em excesso em muitos lugares do Brasil e do mundo, devem ser evitadas ou substituídas pelas opções acima.
Acompanhamentos
* Os acompanhamentos tradicionais para carnes e assados, tais como a farofa e o arroz à grega também podem ser mais saudáveis. Na farofa utilize farinha não temperada pois as mesmas apresentam teores elevados de sódio e gordura saturada; as frutas como maçã, abacaxi e banana, ou as frutas secas como uva, damasco e ameixa também podem substituir o bacon ou outras carnes que normalmente são acrescentados à farofa. Já o arroz branco pode ser substituído pelo integral que é rico em fibras e proteínas, adicionando várias opções de legumes tais como cenoura, milho, ervilha. Outra dica é acrescentar quinoa.
Temperos
* Opte por temperos naturais e pobres em sódio e gordura para as carnes, peixes e acompanhamentos. Boas sugestões são: cebola, alho, ervas, mostarda, gengibre, pimenta, limão e especiarias como azeite balsâmico e açafrão, que além de dar uma coloração especial aos alimentos, é rico em antioxidantes. Use também óleos vegetais ou azeite de oliva que são ricos em ácidos graxos insaturados e, por isso, benéficos para o coração.
Castanhas
* Nozes, castanhas e amêndoas podem ser consumidas em pequenas quantidades, picadas e misturadas ao arroz ou em saladas: são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes (vitamina E, zinco e selênio) e de gorduras monoinsaturadas que auxiliam no controle do colesterol total e do LDL colesterol (chamado colesterol ruim). Porém, por serem excelentes fontes de gordura, a recomendação é o consumo máximo de 20 a 50 gramas/dia o que representa 5 a 6 unidades de nozes (207 calorias), 20 unidades de avelãs (157 calorias) ou 2 unidades de castanha do Pará (39 calorias). Podem ser usadas isoladamente ou num mix. Uma dica para não exagerar é colocar a porção a ser consumida numa tigela e guardar o restante.

Gostou? Compartilhe