Nova lente melhora segurança nas viagens

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Uma nova lente solar que chegou ao Brasil este ano melhora a segurança no trânsito e pode ser usada por quem tem problemas de refração sem risco de perder a visão de contraste. De acordo com oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego). O segredo da nova lente é a polarização. “A tecnologia da nova lente separa a luz útil da prejudicial aos olhos sem diminuir a visão de contraste como acontece com as lentes comuns”, afirma. Por isso, explica, elimina o ofuscamento e melhora a segurança no trânsito. A prova disso é que um estudo feito pelo programa Manhattan Vision Associates demonstra que a lente polarizada melhora o tempo de reação do motorista, permitindo que pare um veículo a 80km/h sete metros antes do desejado.
O excesso de luz branca dos dias ensolarados atrapalha qualquer motorista. “O problema é que metade da população precisa usar óculos de grau e os óculos solares podem diminuir a visibilidade, dependendo do tipo de lente”, comenta.

 

Uma nova lente solar que chegou ao Brasil este ano melhora a segurança no trânsito e pode ser usada por quem tem problemas de refração sem risco de perder a visão de contraste. De acordo com oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego). O segredo da nova lente é a polarização. “A tecnologia da nova lente separa a luz útil da prejudicial aos olhos sem diminuir a visão de contraste como acontece com as lentes comuns”, afirma. Por isso, explica, elimina o ofuscamento e melhora a segurança no trânsito.

A prova disso é que um estudo feito pelo programa Manhattan Vision Associates demonstra que a lente polarizada melhora o tempo de reação do motorista, permitindo que pare um veículo a 80km/h sete metros antes do desejado.O excesso de luz branca dos dias ensolarados atrapalha qualquer motorista. “O problema é que metade da população precisa usar óculos de grau e os óculos solares podem diminuir a visibilidade, dependendo do tipo de lente”, comenta.

Gostou? Compartilhe