Enfim, férias. Nestes dias, é comum que as pessoas aproveitem o sol à beira da piscina ou em praias, mas para que uma infecção como a micose não atrapalhe as horas de lazer, é preciso ter alguns cuidados.
Caracterizada por alterações na pele como pequenas bolhas de água, descamação, vermelhidão e fissuras, além de coceira e ardência, a micose costuma ser incômoda e resistente. Normalmente esta infecção pode ser diagnosticada apenas pelo aspecto das lesões, a partir de um exame clínico realizado por um médico dermatologista, porém o profissional pode solicitar exames para descobrir qual a espécie do fungo a atingir a região do corpo.
De acordo com o médico Luiz Guilherme Martins Castro, mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP), algumas iniciativas podem afastar o risco de contaminação. “É preciso redobrar os cuidados ao utilizar vestiários públicos em clubes, evitar andar descalço na praia ou à beira da piscina, optar pelo uso de roupas mais leves e secar cuidadosamente dobras do corpo e os pés”, afirma o especialista.
Enfim, férias. Nestes dias, é comum que as pessoas aproveitem o sol à beira da piscina ou em praias, mas para que uma infecção como a micose não atrapalhe as horas de lazer, é preciso ter alguns cuidados.Caracterizada por alterações na pele como pequenas bolhas de água, descamação, vermelhidão e fissuras, além de coceira e ardência, a micose costuma ser incômoda e resistente. Normalmente esta infecção pode ser diagnosticada apenas pelo aspecto das lesões, a partir de um exame clínico realizado por um médico dermatologista, porém o profissional pode solicitar exames para descobrir qual a espécie do fungo a atingir a região do corpo.De acordo com o médico Luiz Guilherme Martins Castro, mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP), algumas iniciativas podem afastar o risco de contaminação. “É preciso redobrar os cuidados ao utilizar vestiários públicos em clubes, evitar andar descalço na praia ou à beira da piscina, optar pelo uso de roupas mais leves e secar cuidadosamente dobras do corpo e os pés”, afirma o especialista.