O verão e as férias chegaram. Nessa época não tem como ficar longe da piscina e da praia. Além disso, beira do mar também lembra areia, milho verde e todo o tipo de alimentos levados pelos vendedores ambulantes. Nas piscinas, aglomerado de pessoas. Todas essas situações podem estar rodeadas de perigos, como o risco de afogamento ou de ingerir uma água não tão bem tratada assim. Especialmente no caso das crianças, todo cuidado é pouco para evitar que elas corram riscos de sofrer algum tipo de acidente ou contraiam doenças. Foi por isso que o Medicina & Saúde conversou com a pediatra Jaqueline Cabeda, do Hospital São Vicente de Paulo, para auxiliar os pais a saberem quais os principais cuidados que devem ter com os filhos nessa época do ano. Confira.
Medicina & Saúde – Praia, piscina, água que não acaba mais. Nessas situações, quais os cuidados que os pais devem ter para evitar os afogamentos, comuns nesta época do ano?
Jaqueline Cabeda – É importante, em primeiro lugar, ter cuidado com as crianças pequenas. De preferência os pais devem sempre levar a bóia e que seja uma bóia segura. Além disso, tanto em praia quanto em piscina é imprescindível que as crianças sempre estejam acompanhadas de um familiar. Não se deve deixar que vão até a praia ou a piscina sozinhos.
M&S – No caso do contato com a areia, que precauções tomar para evitar contrair doenças, como as micoses, por exemplo?
JC – Na areia é importante que as crianças estejam sempre calçadas com chinelos e quanto menos contato com a pele, especialmente com a areia seca, melhor. Para os menores, é bom dar um banho logo que chegar em casa da beira do mar, não deixando que a areia fique por muito tempo em contato com o corpinho deles.
M&S – E se os pequenos, por acaso, acabarem por ingerir areia, o que deve ser feito?
JC – Com relação à ingestão, o ideal é tentar provocar o vômito na hora ou então dar bastante água para que a criança não se afogue, porque existe o perigo de que isso aconteça.