??poca é propícia para o aumento de casos de gastroenterite

Somente na emergência pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo são, em média, 10 atendimentos por dia de crianças com sintomas da doença

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Comum na época do verão, as gastroenterites têm sido um dos atendimentos mais frequentes nas emergências dos hospitais e unidades de saúde. Com sintomas que são vômito e diarreia, podendo também apresentar febre, a doença tem feito, em média, com que 10 crianças por dia procurem a emergência do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Normalmente causada por um vírus, a doença atinge principalmente as crianças, menos imunes a este tipo de problema. Porém, diferente do que muitas pessoas possam pensar as gastroenterites não são obrigatoriamente provocadas pelo rotavírus. Este é apenas um dos agentes causadores da infecção, que pode também ser causada, em menor número de casos, por bactérias.

Segundo a pediatra preceptora da residência em pediatria do HSVP, Fabrice de Bortoli, a doença é bastante comum nesta época do ano. “Sempre nesta época temos este surto, porque a gastroenterite é uma doença endêmica, que costuma aumentar o número de casos no final do outono e início do verão”, explica.

O Nacional – Gastroenterite e rotavírus são a mesma doença?
Fabrice de Bortoli –
Basicamente, são. O rotavírus é um dos grandes agentes causadores da gastroenterite. Dizer que a criança está com rotavírus é quase a mesma coisa que dizer que está com gastroenterite, porque gastroenterite abrange dizer que é uma infecção intestinal que vai provocar na criança vômito, diarreia e febre.

ON – Como se contrai o rotavírus?
FB –
Geralmente é por contágio direto, pessoa a pessoa. A criança normalmente é mais atingida. O adulto, pela imunidade, nem sempre manifesta os sintomas, por isso acaba sendo apenas portador do vírus, mas pode transmitir por gotículas de saliva, por contato das mãos ou contaminando alimentos que a criança vai ingerir.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe