Indispensável em alguns ambientes, o ar condicionado é usado com freqüência no Brasil, principalmente nas cidades quentes e durante o verão. Mas, além de aliviar as altas temperaturas e proporcionar um ambiente mais agradável, o ar condicionado pode trazer problemas à saúde.
De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital da Lagoa, ligado ao Ministério da Saúde, Lucas Leme, se o filtro do ar não estiver limpo, aumenta o risco de surgir alguma alergia. Segundo ele, o vilão do ar condicionado é o ácaro, um minúsculo inseto encontrado na poeira, que se alimenta das escamas da pele humana. ”Você tem ali ácaros do jeito que a gente tem ácaros nos colchões, nos tapetes, nas cortinas. A gente tem ácaros também que podem estar proliferando dentro dos filtros de ar condicionado. Então, a gente tem que manter isso sempre também limpo porque isso tende a causar mais alergias, além do acúmulo de próprias poeiras, fungos”.
Lucas ressalta que ficar por muitas horas fechado em ambientes com ar condicionado também pode favorecer o surgimento de doenças, ”infecções, favorecem alergias, irritações inespecíficas, então, você começa a ter mais tendência para fazer uma sinusite, uma inflamação da mucosa do nariz e das vias áreas mais altas, a própria via área mais baixa, a parte mais de asma também”.
Segundo o otorrino, quem trabalha em ambientes assim deve beber bastante líquido para hidratar a garganta e o nariz. Para evitar o ressecamento das vias áreas, também é recomendável o uso de uma bacia de água no quarto à noite.
Fonte: Web Rádio Saúde