39% da população brasileira é sedentária

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em 2011, a Proteste (Associação de consumidores) mapeou os hábitos esportivos de quase 7 mil adultos do Brasil, da Espanha e da Itália, e alguns resultados chamaram a atenção. Além do alto índice de sedentarismo entre os brasileiros, um quarto da população não faz qualquer atividade física há mais de uma década, mesmo sabendo dos riscos desse comportamento para a saúde.

A pesquisa constatou ainda que há uma parcela de brasileiros que se preocupa com a saúde e busca no esporte, muitas vezes, uma forma de combater o estresse e a ansiedade do dia a dia. Entre esses, 67% praticam exercícios de 30 minutos a uma hora, de três a quatro vezes por semana. E a caminhada é a modalidade que lidera a preferência nacional, seguida por musculação, ciclismo, ioga e ginástica.

Outro dado relevante verificado foi o gasto médio para se exercitar. Por ano, a despesa do brasileiro para praticar esporte pode chegar a R$ 1,8 mil, incluindo mensalidades com academia, roupas e acessórios. Ou seja, fazer exercícios com a devida orientação de um profissional e em local com boa infraestrutura é muito caro no Brasil.

Gostou? Compartilhe