Café pode evitar o câncer endometrial

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O café tem sido associado a níveis mais baixos de estrogênio e insulina, dois hormônios envolvidos na carcinogênese endometrial, mas os dados prospectivos sobre a relação entre o consumo de café e o risco de câncer endometrial são limitados.

O estudo prospectivo Nurses' Health Study (NHS), com a participação de 67.470 mulheres entre 34 e 59 anos de idade e com seguimento de 26 anos, realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, avaliou o consumo de café em relação ao risco de câncer endometrial.

Resultados mostraram que as mulheres que consomem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 25% menor de câncer de endométrio do que aquelas que consomem menos de uma xícara por dia. O consumo de chá não foi associado com o risco de câncer endometrial.

Dados prospectivos sugerem que o consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia está associado a um menor risco de câncer endometrial. No entanto, a adição exagerada de açúcar e creme no café pode compensar quaisquer benefícios potenciais.

Os autores relatam que novos estudos são necessários para orientar o uso rotineiro de quatro xícaras de café ao dia.

O câncer endometrial ou do endométrio, atualmente, é considerado a sétima neoplasia maligna da mulher, superada pelas neoplasias do colo uterino, pele, mama, intestino grosso, pulmão e estômago. De todos os tumores da genitália feminina, 11% são do corpo uterino e destes, 90% são representados pelo câncer do endométrio O endométrio é a mucosa que reveste a cavidade interna do útero. Há um aumento progressivo do número de pacientes portadoras de câncer do endométrio nos últimos anos, em função do aumento da expectativa de vida, isto porque o câncer do endométrio é um câncer típico da mulher idosa. O aumento significativo do uso prolongado e indiscriminado dos hormônios estrogênicos para o tratamento do climatério e da menopausa também contribui para o aumento do número de casos de câncer de endométrio.

Gostou? Compartilhe