Feriadão de carnaval é sinônimo de muita festa, música e folia. Mas de onde tirar energia para se manter durante estes quatro dias (ou noites)? Para responder a esta pergunta, este ano o Medicina & Saúde procurou a terapeuta ayurvédica Elisabete Vieira para saber o que a medicina alternativa tem a oferecer para manter ou recuperar a energia dos foliões. Confira.
Feriadão de carnaval é sinônimo de muita festa, música e folia. Mas de onde tirar energia para se manter durante estes quatro dias (ou noites)? Para responder a esta pergunta, este ano o Medicina & Saúde procurou a terapeuta ayurvédica Elisabete Vieira para saber o que a medicina alternativa tem a oferecer para manter ou recuperar a energia dos foliões. Confira.
Medicina & Saúde - Quais as alternativas para repor as energias depois de uma noite de folia?
Elisabete Vieira - Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que as noites de folia do carnaval consomem uma grande quantidade de energia de nosso corpo, mente e espírito. O problema não está na diversão, na alegria e na descontração que uma noite de folia nos proporciona. O problema são os exageros causados pelo “todo” do carnaval e pela brusca mudança de rotina, o que gera um agravamento do dosha VATA. Para quem pula as quatro noites de carnaval, são quatro noites de muita dança, muita bebida, emoções a flor da pele, sexo e a pouca, ou nenhuma atenção para o resultado disso tudo. Após acordar da noite de folia eu indico uma rotina ayurvédica nutritiva, mas que também dê conta do processo de desintoxicação do corpo. (Confira quadro com receita)
Beba muita água nos intervalos, se você quiser pode tomar várias xícaras de chá de hibiscos + dente-de-leão durante dia, este é um chá muito eficientes para limpar vários órgãos do corpo.
Procure descansar durante o dia: evite ficar à frente do computador (que é um estímulo VATA), evite muitas ligações para amigas (os), pois também acumulam VATA na mente ao gerar excitação e expectativas. Veja os 4 dias de carnaval como umas “férias curtas”, sem compromissos... lembre-se: “o que não tem solução, solucionado está!”
M&S - Para dormir melhor e acordar descansado de cada uma das noites de carnaval, qual a dica?
EV - O ideal seria consumir muita água junto à ingestão de bebida alcoólica, nada de refrigerantes e energéticos, nada de “fazer uma boquinha” antes de ir para casa. A sensação de energia causada pelos refrigerantes e energéticos decorrem do consumo de uma reserva de energia do seu corpo, que a cada dia ficará difícil de repor. Fazer lanches pesados antes de ir dormir sobrecarrega o corpo, pois ele terá de trabalhar para digerir o alimento e desintoxicar. Ao chegar em casa, tome um banho. Se você tiver algum spray energético ou relaxante espalhar pelo corpo antes de deitar na cama; ou ponha saquinhos de chá de camomila dentro de sua fronha. Nunca, jamais, menospreze o valor das ervas e flores para a reintegração do físico e do mental. Deixe uma música relaxante ligada com volume bem baixo, mesmo que você esteja dormindo, seus ouvidos e sistema nervoso central agradecem a mudança de ambiente; mas, além de tudo, contribuem no relaxamento.
M&S - Existe algum tipo de massagem revigorante que possa ser utilizada nessa época?
EV - Eu sugiro a drenagem linfática, pela eliminação de toxinas através da linfa intercalada com a Abhyanga (massagem própria do Ayurveda) que basicamente desintoxica e nutre ao mesmo tempo, pois utiliza óleos carregadores e óleos essências com tais propriedades.
M&S - Técnicas de relaxamento também podem ser aplicadas?
EV - Veja bem, do ponto de vista do Ayurveda, uma caminhada lenta é relaxante, mas se aqui estamos falando em termos de um local específico conte se vá para aplicação de reiki, cristais ou qualquer outra técnica relaxante, acho mais produtivo agendar uma sessão destas para depois da folia. A menos que alguém sofra alguma decepção amorosa no período, então, seria interessante o uso de florais e outras técnicas de relaxamento para estabilizar o estresse do momento. Contudo, seria de grande valia para o corpo um “Spa para os pés”, oferecido em várias casas em nossa cidade. Senão, você mesmo pode preparar em sua casa uma boa bacia de água morna com folhas de alecrim + camomila, ou alecrim + jasmim ou alecrim + pétalas de rosas; deixe os pés em imersão por 10 minutos, depois esfregue nos pés e pernas as flores e ervas, fazendo uma leve esfoliação. Depois disso, massageie os pés com óleo de amêndoas ou um creme de sua preferência. Você certamente sentirá a diferença nos pés, no corpo e na mente!!!