HSVP realiza fisioterapia em prematuros

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A fisioterapia é uma profissão indispensável na assistência interdisciplinar ao paciente criticamente enfermo. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) uma equipe de profissionais da fisioterapia atua especificamente com os pacientes do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal. Através da fisioterapia respiratória e motora nos bebês prematuros e nos pacientes até os 12 anos de idade, os fisioterapeutas Vinicius Winckler Wojahn e Rosângela Fávero procuram contribuir para diminuir as complicações e o período de hospitalização.

O atendimento é realizado em período integral e atende todos os prematuros e demais crianças que recebem indicações médicas da necessidade de fisioterapia. Nos recém-nascidos “o acompanhamento fisioterapêutico, proporciona uma estabilidade de variáveis hemodinâmicas, como a frequência cardíaca, a manutenção funcional da circulação cerebral do recém-nascido e a manutenção adequada da ventilação pulmonar. Através de técnicas de fisioterapia como a vibração, utilizada para descolar e mobilizar as secreções pulmonares, conseguimos otimizar as trocas gasosas e manter a função pulmonar em níveis normais”, ressalta Vinicius.

Os principais objetivos da fisioterapia nos recém-nascidos e crianças internadas no CTI Pediátrico e Neonatal do HSVP são: melhorar a função respiratória, adequar o suporte respiratório; prevenir e tratar as complicações pulmonares; manter a permeabilidade das vias aéreas; favorecer o desmame da ventilação mecânica e da oxigenoterapia, uma vez que estas medidas contribuem para diminuir o tempo de internação hospitalar.

Gostou? Compartilhe