Por Iran Moreas Júnior
A obesidade constitui-se em uma doença crônica que vem aumentando sua incidência nos últimos anos, causando preocupação devido a sua gravidade e relação com doenças potencialmente fatais como o diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.
Por Iran Moreas Júnior
A obesidade constitui-se em uma doença crônica que vem aumentando sua incidência nos últimos anos, causando preocupação devido a sua gravidade e relação com doenças potencialmente fatais como o diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.
O tratamento da obesidade deve ser realizado de forma multiprofissional, que inclui o acompanhamento do médico nutrólogo, clínico, cirurgião, nutricionista, psicóloga, dentre outros. A abordagem baseia-se nas modificações do estilo de vida, com mudança do padrão alimentar, nos exercícios físicos programados e supervisionados pelo educador físico, além de medicações específicas prescritas pelo médico e o seu sucesso depende da aderência do paciente as orientações prestadas pela equipe.
Apesar de todo esse esforço, o tratamento clínico da obesidade pode falhar em conseguir uma resposta sustentada a longo prazo. Por esse motivo, a obesidade deve ser tratada seriamente como uma doença crônica grave.
Atualmente, dispomos de várias alternativas auxiliares na perda de peso.
Ao longo de 10 anos, a Clínica Gastrobese, por exemplo, tratou mais de mil pacientes com obesidade acentuada e seu compromisso tem sido garantir a seus pacientes as melhores e mais atualizadas opções de tratamento. Assim como foi com a videolaparoscopia, que hoje figura como a primeira opção do tratamento cirúrgico, o balão intragástrico quando utilizado após criteriosa avaliação, poderá ser a primeira opção nos casos em que a cirurgia não se faça necessária.
O balão intragástrico consiste em uma prótese de silicone preenchida por soro fisiológico, que é introduzida no estômago através de um exame de endoscopia digestiva, com sedação, sem necessidade de cirurgia ou de internação hospitalar prolongada. O tratamento é realizado por seis meses e, após a retirada do balão, o paciente segue acompanhamento com a equipe multidisciplinar para manutenção das medidas saudáveis de vida e controle do peso corporal.
O tratamento com balão intragástrico está indicado para pacientes com obesidade e que não estejam conseguindo perder peso, apesar do tratamento clínico ou nutricional. Outra indicação do balão constitui-se na redução de peso antes da realização de cirurgias abdominais ou ortopédicas, como forma de minimizar o risco pré-operatório.
A Clínica disponibiliza esse método como auxiliar no tratamento da obesidade, realizado atualmente pelo serviço de Nutrologia.
Iran Moraes Júnior é médico nutrólogo