Os 40 anos da neurologia e neurocirurgia de Passo Fundo estão sendo comemorados no Simpósio Internacional INNeuro 2012 que se iniciou na quinta-feira (22) e se encerra neste sábado (24). O evento marcou a trajetória de 40 anos do Instituto de Neurologia e Neurocirurgia (INN) e da disciplina de Neurologia e Neurocirurgia da UPF.
Ao olhar o início dos 40 anos, o diretor do INN e presidente da comissão organizadora do INNeuro, o médico Paulo Sérgio Crusius destaca marcos históricos da área de neurologia e neurocirurgia em Passo Fundo e região.
Em 1970, Crusius iniciou especialização no Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade de Londres, Inglaterra, no complexo hospitalar National Hospital for Nervous Deseases (Queen Square and Maida Vale), sob a direção dos professores Valentine Logue e Lindsay Symon.
Em 1972, ao retornar ao Brasil, Crusius foi convidado a ingressar no setor de neurocirurgia do Hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis. Mas, devido ao compromisso prévio firmado com o então reitor da Universidade de Passo Fundo, Murilo Annes e, principalmente, pela origem familiar, regressou à cidade de Passo Fundo. “A intervenção de Dom Claudio Colling junto ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo contribuiu muito para meu retorno. Dom Claudio foi responsável por dispor do material neurocirúrgico necessário para o recém-chegado neurocirurgião. Iniciou, assim, a era da neurologia e da neurocirurgia no HSVP, na Faculdade de Medicina da UPF e na cidade de Passo Fundo”, conta.
Desta forma, segundo ele, o INN deu seus primeiros passos balizados em valores de ética, humanismo, profissionalismo e atendimento diferenciado ao paciente. “Para atingirmos esses conceitos, ressaltamos a participação de acadêmicos de medicina, estabelecendo o primeiro modelo de estágio extracurricular na região, inclusive com plantões de permanência física durante 24 horas”, evidencia, ao salientar que a primeira sede do INN foi no quarto 327 da Pediatria do HSVP, e que o primeiro tomógrafo da instituição teve inauguração no dia 2 de maio de 1988, com a presença do professor e neurocirurgião da Universidade de Londres, Lindsay Symon.
Neurologia: primeira residência médica do HSVP
Em 1976, com o apoio da UPF, o INN solicitou o credenciamento como Instituição de Ensino de Pós-graduação em Neurocirurgia. “Naquela época, não havia ingerência do Ministério de Educação e Cultura (MEC) em qualquer residência médica no país, mas sim uma forte e efetiva fiscalização do modelo de treinamento prático e teórico pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)”, informa Crusius.
Ao detalhar o momento, ele conta que a SBN enviou a Passo Fundo uma comissão composta por três membros da Comissão de Ensino e Credenciamento, para visita ao INN e ao HSVP. “Ao fim do processo, formalizou-se o INN como centro de formação de especialistas em neurocirurgia. Tal credencial marca o INN e, certamente, também o HSVP, pois se constituiu na primeira residência médica do HSVP, abrindo novo horizonte de trabalho, cultura, visão de futuro e planejamento estratégico do conhecimento médico-científico”.
Para o presidente do INNeuro, a associação do INN com a Faculdade de Medicina da UPF e com o HSVP foi a forma com que se manteve a possibilidade continuada de, em usando a experiência, tornar o exercício profissional diário uma atribuição ética, humana e capaz de oferecer sempre a excelência e resolutibilidade em neurologia e neurocirurgia.