Baixas temperaturas exigem mais cuidado com a pele

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a queda de temperatura, é fundamental redobrar os cuidados com a pele para manter a saúde. “O frio e o vento ressecam a pele. Com as baixas temperaturas, tendemos a exagerar nos banhos muito quentes, o que contribui para retirar a camada de proteção natural da pele, deixando-a suscetível a infecções e alergias”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço. “O óleo natural funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de bactérias, fungos e vírus presentes nos ar.” Além disso, esse óleo faz uma ‘barreira’ entre a pele e substâncias que podem causar alergia como mofo, fibras de tecidos ou poeiras.

“Nessa época do ano, as pessoas parecem ter mais dificuldade para cuidar da pele. O frio acaba afastando os pacientes de cuidados básicos, como o uso do hidratante”, avalia. Ela explica, porém, que é fundamental observar as orientações, pois a perda da proteção natural da pele propicia o aparecimento ou agravamento de doenças, como alergias, dermatites de contato, psoríase, entre outras. “Apesar de ter muitas causas, a caspa – seborréia do couro cabeludo – também costuma despontar nessa época. As pessoas que normalmente apresentam o problema deve prevenir, usando xampu anti-caspa logo que o clima esfriar e mantê-los durante todo o inverno”, aponta.

Os cremes e loções hidratantes devem ser usados diariamente, principalmente após o banho. O ideal é utilizar produtos diferentes para o rosto e para o corpo, pois a pele varia nas duas regiões, e não esquecer áreas como joelho e cotovelos, que tendem a ser mais secas. “Pessoas com pele oleosa, devem optar para um produto específico sem óleo em sua composição”, orienta.

 

Gostou? Compartilhe