Botox continua se popularizando no país

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aprovada há cerca de 20 anos para fins terapêuticos e há 12 em procedimentos estéticos, a aplicação de toxina botulínica, conhecida como botox, está cada vez mais popular no Brasil e no mundo. A maior demanda pela toxina tem sido alimentada pela classe média e pela chegada ao mercado de novas marcas.
Além da capacidade relaxante, obtida pela diminuição da liberação do neurotransmissor responsável pelas contrações musculares, a acetilcolina, a toxina parece agir também em neurotransmissores envolvidos, por exemplo, na mediação da dor. Estudos com pacientes com uma espécie de torcicolo persistente mostraram que, em alguns casos, a toxina não melhorava a torção da cabeça, mas agia especificamente na dor. Hoje, a área de dores crônicas é um dos principais alvos de pesquisa com a toxina. Há trabalhos, em diferentes estágios, voltados para dores lombares, dores nos ombros, fibromialgia e dores de cabeça, por exemplo.
Aprovada há cerca de 20 anos para fins terapêuticos e há 12 em procedimentos estéticos, a aplicação de toxina botulínica, conhecida como botox, está cada vez mais popular no Brasil e no mundo. A maior demanda pela toxina tem sido alimentada pela classe média e pela chegada ao mercado de novas marcas.Além da capacidade relaxante, obtida pela diminuição da liberação do neurotransmissor responsável pelas contrações musculares, a acetilcolina, a toxina parece agir também em neurotransmissores envolvidos, por exemplo, na mediação da dor. Estudos com pacientes com uma espécie de torcicolo persistente mostraram que, em alguns casos, a toxina não melhorava a torção da cabeça, mas agia especificamente na dor. Hoje, a área de dores crônicas é um dos principais alvos de pesquisa com a toxina. Há trabalhos, em diferentes estágios, voltados para dores lombares, dores nos ombros, fibromialgia e dores de cabeça, por exemplo.

Gostou? Compartilhe