Uma equipe de cientistas da Universidade do Havaí - Centro de Câncer - liderados pelo Dr. James Turkson, criaram um novo tipo de droga anti-câncer chamado BP-1-102. A droga, que pode ser administrada por via oral e ataca uma proteína chave que desencadeia o desenvolvimento de muitos tipos de tumores, incluindo os de mama, pulmão e pele.
O desenvolvimento da BP-1-102 foi realizado pelas equipes de investigação com base molecular avaliadas no computador, em tumores com a proteína chamado stat3, que causa câncer e promove um crescimento celular anormal em células antes saudáveis.
.
"A estrutura molecular da proteína Stat3 hiperativo basicamente se assemelha a dois carros que são unidas lado a lado", disse o professor Turkson. "Em seguida, utilizou-se um programa de computador que cria modelos moleculares das drogas potenciais envolvidos em ligação com a proteína Stat3, elaborando assim a droga BP-1-102, que literalmente bloqueia a proteína Stat3 tornando-o ineficaz para causar câncer."
Uma característica única do BP-1-102 é que ele permanece altamente eficaz contra o tumor, mesmo quando administrado na forma oral. Atualmente, a maioria das drogas anti-câncer exigem a administração intravenosa (IV) em uma clínica ou hospital, que aumenta os encargos financeiros, físicos e emocionais em pacientes com câncer.
Em sua forma experimental, BP-1-102 tem se mostrado promissora no tratamento de cânceres de mama e de pulmão.