Acidentes domésticos com as crianças

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As crianças estão entre as principais vítimas dos acidentes domésticos. Quando não recebem a atenção necessária, os pequenos – que são indefesos e muito curiosos – ficam expostos a perigos dentro de casa. Na infância, as crianças gostam de tocar tudo o que olham e encontram pela frente, o que pode representar maiores riscos. “Simples cuidados e medidas podem garantir a segurança dentro de casa, como usar as bocas de trás do fogão, colocar película protetora no box de vidro ou trocá-lo por cortinas“, afirma o médico Rogério Toledo Júnior, gastroenterologista, membro titular da Academia de Medicina de São Paulo e coordenador da Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos da Associação Médica Brasileira (AMB).

Os pais e adultos são responsáveis pelas crianças, por isso, não devem deixá-las sozinhas em nenhum local da casa, principalmente, na cozinha e na lavanderia. ”Os acidentes podem provocar desde pequenos machucados e arranhões até quedas perigosas, além de queimaduras, engasgos, afogamento, asfixia e intoxicação. Por isso, devemos ficar sempre atentos aos movimentos infantis”, completa.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a cada ano, mais de 140 mil crianças são internadas em hospitais da rede pública por causa de acidentes ocorridos dentro de casa. “Acidentes domésticos podem ser previsíveis e evitados. Daí a importância de reforçar a atenção e os cuidados com a segurança dentro de casa e, caso aconteça algum acidente doméstico, o indicado é procurar sempre ajuda médica”, finaliza.

Gostou? Compartilhe