Segundo os resultados de um recente estudo de fase II, realizado no Reino Unido, chamado ERIVANCE, mais de 2.000 indivíduos que sofrem de carcinoma das células basais (carcinoma de pele ) podem se beneficiar significativamente de uma nova droga via oral chamada Vismodegib.
O estudo, publicado no New England Journal of Medicine (NEJM), descobriu que Vismodegib pode curar lesões visíveis ou diminuir tumores avançados ou localmente avançados em até 30-40% das vezes.
Embora este tumor é o tipo mais prevalente de câncer de pele na Europa, atualmente não há drogas aprovadas e disponível no Reino Unido.
Este tipo de câncer de pele quase sempre ocorrem em partes do corpo excessivamente expostas ao sol, podem causar deformação, se não for tratada rapidamente e também pode evoluir para uma forma até mesmo ameaçadora de vida.
Dr. John Lear, Consultor Dermatologista no Manchester Royal Infirmary, explica: "Esta é uma notícia promissora para pessoas com carcinomas de pele, que até agora não tiveram outras opções de tratamento e necessitarião de cirurgias mutilantes principalmente em face e na cabeça.
Segundo os pesquisadores, 9,5 meses foi a duração mediana de sobrevida livre de progressão (PFS) entre pacientes que tomavam Vismodegib. Além disso, eles descobriram que os efeitos colaterais mais comuns são leves e incluem perda de peso, náusea e fadiga.