Juliana Scchneider
O mercado da moda é super competitivo. Encontrar um bom trabalho ou ser reconhecido no meio demanda muito esforço, suor e competência. Mas, muitas vezes, concursos de moda dão um empurrãozinho para profissionais mostrarem seu talento.
Hoje, dois concursos badalados do mundo fashion estão com inscrições abertas. E, o Cabide dessa semana, mostra quais são e como participar. Se liga, e não perde tempo para mostrar seu potencial.
Movimento HotSpot
O Movimento HotSpot é uma evolução do Hot Spot, criado no início dos anos 2000, uma incubadora de novos talentos que revelou nomes expressivos como Neon, Amapô, Gisele Nasser, Wilson Ranieri, Samuel Cirnansck, entre outros. Agora o projeto retorna com uma nova configuração que vai muito além da moda. Com o patrocínio da Vale e da Riachuelo e em parceria com o Sebrae Nacional, o Movimento HotSpot busca, expõe e premia talentos, inovadores e criativos, em 11 categorias – arquitetura, moda, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração e música.
Dividido em várias etapas, o MHS terá a duração de aproximadamente um ano. Investindo em talentos regionais, o projeto vai mostrar o potencial da economia criativa em todo o Brasil. Um grupo de curadores experts em suas áreas será responsável por escolher os melhores projetos. Depois da etapa de Scouting, serão realizados festivais regionais em 10 cidades com exposição dos trabalhos selecionados e intervenções artísticas e culturais.
Os finalistas participam do Tanque de ideias, uma espécie de imersão criativa com a duração de três semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde deverão cumprir tarefas e desenvolver projetos sob orientação dos curadores. Os vencedores em cada categoria serão revelados em um grande festival final em São Paulo.
Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.
As inscrições vão até 31 de agosto através do portal movimentohotspot.com.
Casa de Criadores- POJETO LAB
A Casa de Criadores surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções. O objetivo principal era o de criar um espaço que permitisse a estes estilistas uma proximidade maior com o mercado da moda brasileira. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira.
Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros -nos mais variados estágios de carreira.
Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Carlota Joaquina, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, V.Rom, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Simone Nunes, Gêmeas, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.
Hoje, o PROJETO LAB é o responsável por lançar talentos no mercado. O concurso que está com inscrições abertas é aberto a estilistas e marcas iniciantes, que não tenham participado de nenhum grande evento de moda anteriormente. Os selecionados ganham uma vaga por até 3 edições dentro do projeto, onde os desfiles tem cerca de 10 looks. Após esse período, os participantes passam a integrar o line-up oficial do evento (mediante convite da organização) e podem desenvolver coleções com número livre de looks.
Mais informações pelo site casadecriadores.oul.com.br
Caça de talentos
· 2 min de leitura