O baixo rendimento escolar está ligado à falta de óculos para 51% das crianças. É o que indica pesquisa feita com 365 alunos matriculados na primeira e segunda série do ensino fundamental das escolas públicas de Campinas. O indicativo foi levantado após a doação de óculos em projeto social realizado no Instituto Penido Burnier.
A análise reforça a conclusão do programa de alfabetização solidária apoiado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) - a maior causa da evasão escolar são os problemas de visão que respondem por 22,9% dos casos. De acordo com a pesquisa, 8 em cada 10 participantes do programa realizado no hospital nunca tinham passado por consulta oftalmológica. A estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) é de que 30% das crianças brasileiras precisam usar óculos. Na infância o exame oftalmológico é essencial porque o olho está em desenvolvimento até a idade de 7 anos.
Conheça mais sobre os cuidados com a saúde dos olhos com a entrevista que o Medicina & Saúde fez com a médica oftalmologista Ivanise Dressler.
Medicina & Saúde – Quais os sinais que devem ser observados pelos pais na saúde da visão de seus filhos?
Ivanise Dressler – Em crianças pequenas observar desvio dos olhos (vesgas, tortas), olhos esbranquiçados, olhos grandes que fogem da luz, secreção (pus), lacrimejamento e coceira excessiva e olhos vermelhos. Em crianças maiores observar quedas e esbarrões frequentes em objetos, bem como dificuldade de aprendizado, letra ruim e cópias erradas devem ser acompanhadas pelos pais. Outro sintoma frequente como dor de cabeça deve ser observado.
M&S - A partir de que idade podem ser detectados problemas de visão nas crianças?
ID – Alguns problemas de visão em crianças podem ser detectados ao nascimento por isso a importância do teste do olhinho realizado ao nascimento. Outros problemas são detectados com o crescimento da criança. A partir dos três anos de idade a criança deve ser submetida a um exame oftalmológico completo para descartar algum tipo de grau como miopia, hipermetropia ou astigmatismo que possa prejudicar o desenvolvimento completo da visão, já que a criança desenvolve sua visão completa até os 6-7 anos de idade.
M&S – Quais as doenças mais comuns que atingem os pequenos?
ID – As doenças mais comuns ao nascimento são catarata congênita, glaucoma congênito e retinopatia da prematuridade, doenças genéticas e metabólicas. Com o crescimento podem surgir o estrabismo (olho torto ou vesgo), graus de miopia , hipermetropia e astigmatismo que quando não corrigidos (óculos e tampão) podem levar a ambliopia (falta de desenvolvimento da visão em um dos olhos) e ainda tumores oculares como o retinoblastoma.
M&S – Como preveni-las?
ID – Durante a gravidez deve ser feito pré-natal completo. Ao nascimento fazer o teste do olhinho e qualquer alteração ou dúvidas encaminhar ao oftalmologista.
A partir dos 3 anos de idade fazer um exame oftalmológico completo mesmo que a criança não apresente sinais ou sintomas suspeitos, pois o desenvolvimento da visão ocorre até os 6-7 anos de idade e depois disto o que o olho aprendeu a enxergar é o que a pessoa vai ver para o resto da vida.
5.O uso de óculos é mais indicado ou crianças podem realizar cirurgia?
Não existe o mais indicado e sim o indicado para o caso específico, por exemplo: para catarata congênita ou glaucoma congênita muitas vezes indicamos cirurgia por ser a melhor alternativa e depois uso de óculos; para o estrabismo em alguns casos indicamos o uso de óculos e ou tampão e mais tarde cirurgia e outros casos somente óculos; para corrigir o grau de hipermetropia, miopia ou astigmatismo indicamos uso de óculos e em alguns casos específicos indicamos lentes de contato.