Mais de um terço dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, em parceria com o Ibope, revelou o alarmante dado de que 36% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista. Além disso, outros 18% fizeram apenas uma consulta em toda a vida. A pesquisa foi feita em junho, em todo o país, com 2002 pessoas.Além disso, a pesquisa revelou importantes fatos acerca do glaucoma, uma doença progressiva, causada pelo aumento da pressão intraocular. O problema provoca lesões no nervo óptico, ocasionando a perda de visão e, em muitos casos, cegueira. De acordo com o resultado obtido, 36% dos brasileiros nunca ouviram falar em glaucoma. Além disso, entre os que conhecem o glaucoma, 88% disseram saber que ele provoca a perda da visão, mas 41% deles imaginam que o problema pode ser revertido, o que não é verdade.

Diagnóstico
O glaucoma só é detectado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual é, inclusive, medida a pressão intraocular. O procedimento é simples e indolor.

Na maioria dos pacientes, o nervo óptico pode ser examinado de imediato, quando se observa o interior do olho com um instrumento chamado oftalmoscópio.

Apesar de serem muitas as doenças que afetam o nervo óptico, a lesão causada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao médico detectar a sua existência.

No glaucoma, as fibras nervosas estão danificadas e desaparecem, deixando uma escavação maior do nervo óptico.

Entre os exames utilizados para a confirmação do diagnóstico do glaucoma estão o exame de campo visual, a tonometria e o exame do disco óptico.

Gostou? Compartilhe